jump to navigation

Cirurgia: Pterígio 24/08/2009

Posted by Goettenauer in Cotidiano, Diversos, Onde fui !.
Tags:
trackback

Acompanho com frequência a estátisca de visita ao site, um fato me chamou a atenção, a procura constante por um post publicado com o título de Cirurgia: Pterígio, porém sem maiores detalhes sobre a mesma e sim um relato de que estava tudo bem.
Com isso resolvi postar detalhes de tal procedimento médico.

Diagnóstico:
Após ser diagnosticado o paciente é que faz a opção de retirar o conviver com o Pterígio, eu por ser novo (26 anos), a cirurgia não era muito indicada pelo alto índice de reincidiva. O Pterígio no momento que procurei um especialista já me encomodava pelo lacrijamento constante e pelo fato estético, o meu olho ficava vermelho o tempo todo, então nesse momento não pensei muito e fui de acordo em realizar o procedimento cirúrgico de raspagem

Pré operatório:
Visita ao cardiologista que irá solicitar, exames de sangue confirmará o estado da pressão e de saúde para ser submetido a este procedimento para obter esses resultados é feito um eletrocardiograma e medição da pressão arterial.
Ao fim do exame temos em LAUDO, que poderá ser positivo ou não.

A Cirurgia
No dia marcado fui até a clínica especializada para realizar o procedimento, não tive nenhuma restrição pré cirúrgica somente a recomendação de tomar um café da manhã leve, pois a cirurgia estava marcada para as 08:00. É obrigatório o comparecimento de um acompanhante que terá que lhe auxiliar depois do procedimento por conta do tampão e com a medicação indicada.
Entrei no pré-centro cirurgico, onde tirei a roupa e vesti roupa apropriada para adentrar ao Centro Cirurgico, nesse período a enfermeira pingou 3 vezes a cada 5 minutos um colírio anestésico e realizou uma verificação de pressão arterial. Tudo Ok.

15 Minutos de aguardo e chega a minha vez, estava nervoso e apreensivo. O médico começou falando que não demoraria mais do que 3 minutos, deitei em uma cadeira diferente, algo parecido com uma cadeira de dentista e ele começou a ajustar o equipamento, enquanto isso uma auxiliar pingava gotas de medicamento em meu olho. Disse que ia começar e precisava de minha contribuição, precisava que eu ficasse na mesma posição durante um período e que olhase para a minha extrema direira. Foi ai que começou tudo de verdade, um pequeno corte e liquidos em minha vista que ficou logo embassada, em pouco tempo estava tudo terminado. Não peguei pontos, pois foi utilizado uma cola especial.
Antes de sair da sala tomei uma injeção, essa não sei o que era imagino que medicação antibiótica.

Recuperação:
Sai andando da sala porém com o auxilio para ir até o carro, o tampão provoca uma sensação estranha.
1º DIA:
Tirei o tapão ao meio dia, sem conseguir abrir o olho isso era feito com muito esforçco para pingar os colírios.
Durmir é a melhor opção para passar o tempo.

2º DIA:
Quase não sai da cama e o tempo todo usando óculos escuro. um pouco de dor.

3º DIA:
Abri o olho porém ele ainda estava muito inchado e dolorido.

4º – 10º: Recuperação lenta porém já tomava banho molhando o rosto e conseguia assitir televisão.

11º – 15º: A visão melhora bastante e já me sentia muito melhor.

15º DIA: Consulta (Retorno): o meu olho estava bem, apresentado um bom resultado de saramento.

18º DIA: Após o retorno ao trabalho comecei a sentir um encomodo como uma areia, e o olho estava bem vermelho, voltei a cínica no dia seguinte e foi diagnosticado a formação de um granuloma (inflamação na conjutiva), ocorrida pelo descolamento de uma parte da pele colada, fui instruido a continuar com a medicação e que isso sararia sozinho com devidos cuidados, como uso constante de óculos e evitar sol, vento e poeira.
Devido uma alteração da pressão ocular, passei a usar um colírio chamado Cosopt de 12 em 12 horas para controlar pressão.

30º DIA: Vista 100% e granuloma bem menor, olho menos vermelho.

45º DIA: O granuloma praticamente imperceptível e o olho não dói mais nada.

2 Meses: dor zero, vermelhidão continua e o granuloma se foi completamente. O uso de colírio continua.

Farei uma nova consulta daqui uns dias e se houver alguma novidade altero o post.
Boa sorte as pessoas que irão fazer o procedimento.

About these ads

Comentários»

1. Cirurgia: Pterígio « Daniel Goettenauer - 24/08/2009
carlos - 27/11/2009

Fiz a cirurgia em maio, e ainda sinto dependendo do dia um desconforto, a técnica foi a mesma, agora quanto tempo deve esperar para ter o resultado esperado, olho branco direto.

lucinete bernardo - 17/01/2011

achei legal seu comentario pois estou pretendendo faser a cirurgia porem estou com muito medo

mara - 02/10/2011

ñ tenha medo minha avó fez e esta supre bem gracas a deus ela tem 63 anos e tava quase perdendo a visão.
mas gracas a deus a cirurgia ocorreu tudo bem i ela agora esta vendo muito bem …

Solange Salvatierra - 02/11/2012

MEU NOME É SOLANGE E A MINHA CIRURGIA JÁ ESTÁ MARCADA MAIS ESTOU COM MUITO MEDO

rodrigo oliveira - 13/10/2012

fiz a cirurgia quinta dia 11 ,no dia seguinte tirei o tanpao, e pinguei os colirios, nao sinto dor só um pouco de ardor, esta tudo tranquilo assisto tv, tudo normal parece q nem fiz a cururgia.

Guilherme - 10/01/2014

minha mulher fez agora a cirurgia no Ceará na clinica CLDO com Dr Dr Alfredo.
Ele pediu pra tirar o tampão no mesmo dia eu não fiz isso dia seguinte sim eu tirei o tampão e coloquei o colírio de 4 em 4h a noite é uma pomada e eu coloco um algodão redondo em seus olhos tampando pra claridade e conservar melhor os olhos não apertado mais somente para proteger da claridade , dos ventos e da poeira que faz é muito aqui no Ceará, ainda tá bem vermelho mais não dói e não sente ardência, vamos esperar pra ver como fica como hoje é o terceiro dia muito em cima ainda pra analise. Obrigado

Guilherme - 10/01/2014

minha mulher fez agora a cirurgia no Ceará na clinica CLDO com Dr Dr Alfredo.
Ele pediu pra tirar o tampão no mesmo dia eu não fiz isso dia seguinte sim eu tirei o tampão limpei seus olhos com algodão, cotonete, tudo com alcon e muito cuidado, coloquei o colírio e de 4 em 4h retorno o colírio, a noite é uma pomada e depois eu coloco um algodão redondo em seus olhos tampando pra proteger das mãos baterem nos olhos a noite. de dia pra proteger da claridade e conservar melhor os olhos uso um algodão redondo com uma tira de esparadrapo não apertado mais somente para proteger da claridade , dos ventos e da poeira que faz é muito aqui no Ceará, se ela sai leva o algodão redondo ou uma gaze não apertado e o óculos escuro. Ainda tá bem vermelho mais não dói e não sente ardência, toma banho + logo ao sair uso do algodão o óculos sempre lavados com alcon vamos esperar pra ver como fica como hoje é o terceiro dia muito em cima ainda pra analise. Obrigado e sucessos a todos

2. rafael d. - 24/08/2009

Engraçado ver que alguns posts são bem procurados mesmo, bela iniciativa. Informação nunca é demais. Abç

3. MARCELO - 13/02/2010

FIZ CIRURGIA DE PTERIGIO COM ROTAÇÃO DE RETALHO E 2 MESES E MEIO E MEU OLHO AINDA~ESTA COM EMATOMA VERMELHO NOS CATINHOS , SERO QUE DEMORA MUITO PRA SUMIR ESSE VERMELHO??? ESTOU AGUNIADO E TENHO MEDO DO PROBLEMA TER VOLTADO, ME AJUDEM … TEM ALGUM LOCAL ESPECIALISTA EM CIRURGIA DE PTERIGIO COM TRANSPLANTE CONJUNTIVAL??? QUE É UMA NOVA TECNICA MAIS EFICIENTE PRA ELIMINAR O PTERIGIO.
MORO EM GUARULHOS SÃO PAULO. TENHO 25 ANOS DE IDADE.
MEU CELULAR É: 8320-3574

Rosana - 16/07/2010

Oi Marcelo! Não sei se já encontrou o lugar desejado, mesmo assim vou lhe dar uma dica: CLINICA DE OLHOS EM BOTAFOGO RJ COM Dr FRANCISCO.
Dia 24/07/2010, fiz com ele minha segunda cirurgia de pterigio, já havia feito na vista esquerda e foi um secesso. Ele usa transplante de conjutiva com implante de membrana além disso usa medicamentos específicos e um colirio manipulado que, pelo que me consta só é feito em uma farmácia no Leblon (RJ). Pode ter certeza, o pterigio não volta. Anos atrás havia feito em outros lugares e sempre voltava dessa vez acertei. Boa sorte pra voce se já realisou a cirurgia, se não, procure esta informação que estou lhe passando e boa sorte.

MARCIA - 03/01/2012

OLA ROSANA! TB REALIZEI MINHA CIRURGIA DO OLHO SQUERDO COM DR. FRANCISCO NO DIA 01-12-2011. GRAÇAS A DEUS CORREU TUDO MUITO BEM.
AGORA DIA 05-01-2012 VOU REALIZAR NO OLHO DIREITO. TENHO FÉ QUE SERA TUDO IGUAL A PRIMEIRA.EU TB INDICO DR. FRANCISCO DE ASSIS.

4. mara carneiro - 23/02/2010

Estou em convalescença da cirurgia…como incomoda…muita vermelhidão…lacrimejante…tem 5 dias que fiz…não sabia que era tão traumatizante….vendo seus depoimentos estou decepcionada. Vamos ver, pois só tirarei os pontos na outra semana. incomoda muito, se soubesse não tinha feito.

Max - 23/09/2012

quanto tempo deve esperar para aparecer a parte branca no olho, esta muito estranho.

5. Rosi Alves - 03/03/2010

Olá, fiz hoje 03/03/10 minha cirurgia de pterígio. Tentei colírios, mas a cirurgia foi inevitável. Ocorreu tudo bem, não senti nada durante o procedimento. Meu oftalmologista não utiliza a técnica de raspagem, pois o pterígio pode voltar. No meu caso ele cortou a “carne crescida” e fez um transplante conjutival. Levei 07 pontos. Amanha retornarei para retirar o tampão. Fico imaginando como deve ser difícil para as pessoas que não enxergam, porque só em ficar com uma vista, perdemos boa parte da visão, imaginem sem as duas!

Ila - 09/07/2012

Sou de Fortaleza e fiz a cirurgia pterígio no olho direito com autotransplante no dia 02/07/12. Ocorreu tudo bem, não senti nenhuma dor só uma ardencia no primeiro dia quando colocava o colírio. hoje no oitova dia vou retirar os pontos. continua um pouco avermelhado e usando os dois colírios. Um amigo fez essa mesma cirurgia e está com 5 anos e não retornou a membrana e agora ele vai fazer do olho esquerdo. Eu também vou fazer do olho esquerdo só no próximo ano. Quem fez a cirurgia foi o Dr. Jailton, muito bom.

SÂMARA KERSIA MELO SALES - 17/07/2012

Olá Ila, vi no seu post o nome do médico responsável pela sua cirurgia. Será que você poderia colocar o sobrenome dele, por favor. Grata.

6. mara carneiro - 03/03/2010

Hoje tirei os pontos, acredito que só depois com algum tempo que a vermelhidão vai desaparecer. Como disse a voces antes… foi durante estes 15 dias um incomodo e olhos bem vermelhos, porem o medico me disse que se estivesse branco ele se preocuparia mais pois não estava havendo vascularização da conjuntiva que foi transplantada, achei otima a explicação. Uso ainda 15 dias o colirio para protejer infecções. Durante um mes voltarei ao meu oftalmologista para dar o aval…

7. nessa - 04/03/2010

fiz a cirurgia,mais antes de completar 2 meses o pterígio voltou,
e voltou bem pior que antes

renata - 25/05/2010

Olá Nessa….que tipo de procedimento você fez????

8. Rosi Alves - 14/03/2010

Tem 12 diz que fiz a cirurgia, retirei os pontos e ainda uso pomada. O olho está quase normal, o meu oftalmologista falou que com 30 dias o olho ficará conpletamente normal.

Elenice - 19/04/2010

Oi Rose, gostaria muito de saber quanto e onde vc fez sua cirurgia, preciso muito faer mas tenho muito medo, e pelo q vc disse vc aceitou bem a cirurgia né!!! Por favor me responda!!!!

viviane - 29/08/2011

oi se descobrir onde e quando me avise por favor

9. vera pires - 16/03/2010

tinha Pterìgio em todos os dois olhos, fiz quatro cirurgia duas em cada olho fiz todos os exames,3 dias antes de fazer a cirurgia usei um colirio passado pelo oculista… comecei em julho de 2009 com a primeira , com tempo de 3 meses pra fazer as outras a ultima fiz no dia 18/02/a cirurgia demora cerca de 30minutos atè porque os mèdicos alem de cortar a (carne crescida) fizeram uma plàstica que empede o Pterigio de voltar., pra mim foi uma coisa muito simples, os medicos conversavam comigo faziam perguntas e tantas outras coisas. A recuperaçao è rapida no segundo dia tirei afenda(tampao) .
depois sò colocando colirio dois tipos e uma vez por dia uma gota de BLU gel A( agua lagrimal). ou lavava com chà de camomila aconselhada pelo mèdico estou bem e os primeiros ke fiz, estao bem braquinho…. me òlho no espelho nem acredito. Agradeço a Deus e toda a equipe mèdica (

vanessa - 09/04/2010

vc mora em são paulo? gostaria muito de fazer a cirurgia de ptérigio…quanto vc pagou pela cirurgia. que lugar vc fez? com qual médico? que tipo de transplante eles ultilizaram para o pter´gio não voltar.. beijos…… me responda por favor. meu e-mail. vanessa3404@hotmail.com

Everaldo OLiveira do Nascimento - 25/05/2010

Vera.,
Bom dia !
Vc fez a operação em qual cidade . Qual foi o custo ?
Sds

renata - 25/05/2010

oi Vera, você pode informar o nome do lugar e do médico, onde você fez a cirurgia???

luisa virginia batista rocha - 14/06/2010

MEU NOME É LUISA VIRGINIA EU TENHO PTERÍGIO NO OLHO DIREITO E ESTOU DESESPERADA PORQUE FICA VERMELHO E COÇA MUITO EU QUERO SABER QUEM FEZ NO SEU OLHO .E ONDE VOCÊ MORA.POR CAUSA DO MÉDICO E SE FOI MUITO CARO. POR FAVOR ME AJUDE! PORQUE GRATUITO TÁ DIFÍCIL D EU CONSEGUIR .ME AJUDE VERA.BJS.

levi pereira campos - 27/09/2010

olá vera tenho piterigio nos dois olhos. e por gentileza vc poderia passar o endereço da clinica onde vc fez a cirurgia. meu email. levierica@hotmail.com.. muito obrigado

albert jones - 15/09/2011

vera pires tenho 28 anos e pretendo fazer essa cirurgia pode mim indicar onde e quanto custou?

matheus de ameida dmingues - 17/09/2011

eu tenho que fazer estou preocupado eu tenho 16 e o medico me disse que tem mais chance de voltar e se voltar voltara mais pior mas me incomoda to indeciso o q vc me aconselharia

10. flazia - 23/03/2010

Hoje,faz 6 dias que fiz a cirurgia de pterígio,me recuperei bem rápido,o médico me deu 10 dias de atestado,mas continua vermelho meus olhos,estou usando o colírio e o anti-inflamatório.Espero que com a técnica de transplante de conjuntiva não volte mais……porque os 3 primeiros dias foi terrível,a sensação palpebras pesadas,olhos inchados….amanhã irei reitrar os pontos no consultório,mas uma tortura.

11. marta - 24/03/2010

gentem, vou fazer essa cirurgia na próxima sexta, confesso que estava tranquila, mas agora lendo alguns depoimentos, fiquei receosa…, até porque no meu casoo pterigio não incomoda, é só pela estética mesmo.
ai e agora….

renata - 25/05/2010

Olá Marta…no meu caso…tinha um bem pequenininho e voltou pior….fiz a técnica da raspagem….e com essa acabei descobrindo que a recidiva é muito grande.

12. Fabiano - 02/04/2010

Ola a todos, fiz a cirurgia de pterigio do meu olho direito no dia 30 de março de 2010, eu preferi receber a anestesia só com colirios, e fiz tb o transplante da conjutiva, aconselhado por minha medica, para nao voltar o pterigio. Estou a tres dias com os pontos ainda, levei 7 pontos,(os pontos incomodam muito…) vou tirara-los no dia 6 de abril. Uso colirio a cada 4hs e antes de dormir uso uma pomada. Meu olho esta bem vermelho, principalmente no canto do olho onde fiz o transplante. Minha grande preocupaçao é que tenho q voltar a trabalhar no dia 7… trabalho com vendas. Nao sei se vai melhorar a vermelhidao ate lá?… quero trocar ideias sobre a cicatrizao, mas acredito q vai dar tudo certo.

vanessa - 13/04/2010

onde vc fez a cirurgia e quanto tu pagou? beijos boa recuperacão.

Sônia - 29/09/2011

Fabiano, faz quase 3 meses que fiz minha cirurgia. Como você fez ano passado e comentou sobre a cicatrização eu queria saber como ficou a sua, porque a minha na parte da córnea ficou uma mancha. Gostaria de saber se o seu ficou e sumiu ou se não chegou a aparecer essa mancha. Se puder me responder, eu agradeço. Obrigada!

Goettenauer - 25/11/2011

Essa mancha sumiu depois de 6 meses.

tiago dias - 20/02/2013

ola meu olho tbm,fico mancha branca,pois nao tava derrepente ela apareceu,,,,sera que ela ira sumir

13. Drika - 05/04/2010

fiz a cirurgia de pteregio em 15/03/2010 e a outra dia 24/03/2010 gracas a Deus estou bem e olho ja ta ficando branquinho acho que vale a pena mesmo com os pos operatorio e cuidados.

Cristina - 04/05/2010

Q bom Drika , qual foi a clinica que fez ? tenho nos dois olhos.
Poderia me informa o nome e se foi muito caro.

renata - 25/05/2010

oi Drika…por favor….também gostaria de saber aonde você fez e com que médico…obrigada

DRICA PIRES - 23/01/2014

ESTOU QUERENDO FAZER A MINHA CIRURGIA TAMBÉM.TENHO PTERÍGIO NOS DOIS OLHOS E ME INCOMODA MUITO!!!SE DEUS QUISER VAI DAR TUDO CERTO!!!

14. Dani - 20/04/2010

Tem cerca de dois meses que meu olho direito começou a ficar vermelho. Fui ao clinico geral e ele me disse q era pterigio. Mas disse q nao era preciso fazer nada no momento. Quando sera q posso retirá-lo? Esse vermelhão some depois da operação?

15. Ray Mousinho - 03/05/2010

Oi…
Sou paraense e tenho 43 anos. Quando tinha 30 anos fiz a primeira retirada do pterigio dos meus olhos em Manáus. Mas voltou e aí fiz a segunda, mas voltou de novo. O meu olho direito é o mais prejudicado pois, só enxergo vultos.
Fui consultada por um oftalmogista e ele me falou que não era pra deixar mexerem outra vez nos meus olhos. Só enxergo com o olho esquerdo, mas também está comprometido. O que eu faço para não ficar cega totalmente? Me ajudem por favor!!!

16. Tere - 03/05/2010

fiz a cirugia pela primeira vez, no dia 24/04/10, hoje fui ao médico que me operou e ele disse que ta tudo bem com o meu olho só vai tirar os pontos com 15 dias, por causa do enxerto, eu esqueci de falar pra ele q pra lê vejo tudo embasado,e os pontos emcomodam muito, tudo isso é normal?

17. Cristina - 04/05/2010

Tenho pterigio nos dois olhos , e tbm tenho medo da reencidiva , e por ter 29 anos , por favor se alguem sabe de alguma clinica em SP que a cirurgia seja acessivle ,por favor me informe.

18. Andréia - 12/05/2010

Ai meu Deus, estou com pterigio, depois de tudo isso não tenho mais corage de fazer a cirurgia!!!

washington luiz - 17/05/2010

não desanime, a minha durou menos que 04 min,e o resultado te deixará super para cima ,coragem,abraços

Hemaly - 18/09/2012

Com que medico vc fez?

19. Andréia - 12/05/2010

*coragem

20. washington luiz - 17/05/2010

oi pessoal,o excesso de carne no meu olho direito era imenso e o médico preferiu retirar só um pouco,mesmo assim no local retirado a principio ficou um convexo que logo voltou ao normal, realizei esta cirurgia há 02 anos.Farei outra cirurgia entre junho ou julho/2010.Pois o médico aconselhou estas datas ,pois o clima estará frio e a recuperação será melhor.estou ancioso para ver meus olhos brancos como antes,abraços para todos.

21. Roseli - 21/05/2010

Sou baiana 31 anos tenho pterigio no olho esquerdo.. toh morrendo de medo de fazer a cirurgia .. a cerca de 7 anos atras fiz uma cirurgia para retirada de xalagium uma massa q se formou na palpebra e doeu muito.. tenho medo de sofrer essa dor novamente alguem por favaor me diga se dói muito essa cirurgia!
muito obrigada

Noemia Souza - 30/05/2010

Oi Roseli
Fiz dia 28/05/ 2010. Foi um sucesso. Totalmente indolor com anestesia local. (nem pensar com gotinhas).O pós operatório está sendo super tranquilo, fiz com colagem sem pontos portanto é a melhor forma para não sofrer. Fiz em Porto Alegre na Clinica Pronto Olhos com Dr. Rafael. Estou usando 2 tipos de colirio. Fica calma e vai em frente pois vale a pena.

Felicidades
Noemia

Izabel - 01/11/2010

Oi Noemia,
vou fazer minha terceira cirurgia de pterigio em janeiro de 2011, tambem nesta clinica em POA, com anestesia local e cola. As duas primeiras q fiz foram com gotas e pontos. To torcendo para q desta vez de tudo certo. Fiquei mais entusiasmada com o seu depoimento BJSSS

22. adryana - 21/05/2010

Eu também fiz a cirurgia de pterigio, fui para a clinica as duas horas da tarde, passei pelo mesmo procedimento que vc, mas tive uma recuperação mais tranquila, hoje estou com 26 dias retornei ao trabalho com 10 dias, sou professora, a minha maior dificuldade é usar o giz tenho medo de cair nos olhos estou fazendo tarefas xerocopiadas quase todos os dias, mas estou muito anciosa pq tenho que fazer a mesma cirurgia no outro olho.

WALDELUIR DUBLIM SACCHETIN - 31/12/2010

OI, ATILEDA, SAUDACOES. OFTALMOLOGISTA TENHO TIDO A ALEGRIA DE OPERAR MUITOS PTERIGIOS. TENTAREI ORIENTÁ-LA
1-PROCURE UM COLEGA Q SINTA FELIZ EM OPERAR PTERIGIO
2-A MELHOR TECNICA E O AUTOTRANSPLANTE DE RETALHO CONJUNTIVAL COM USO DO COLIRIO DE MITOMICINA C NO MOMENTO DA CIRURGIA
O MELHOR HORARIO E O NOTURNO PQ A PESSOA DORME EM SEGUIDA E NAO SENTE DOR, O PIOR A MANHÃ. USE ANALGESICO, PREFIRO O CETOROLACO DE TROMETAMOL, 2 COMP. SOB A LINGUA DE 6/6H, GERALMENTE OS PACIENTES SO USAM 2 VEZES.O CURATIVO DEVE SER RETIRADO NA MANHA SEGUINTE EM CASA.
3- A CIRURGIA DURA 30 MIN. OS PONTOS PODEM SER INDOLORES SE FOREM DE FI0S TRANCADOS E DESFIADOS O FIO MONO-FILAMNETO DOE MAIS, A COLA MENOS.PODEM SER RETIRAFOS COM UMA SEMANA EXISTE UMA TECNICA DE SUTURA COM ALCA ASSIMETRICA QUE PERMITE A RETIRADA ATRAUMATICA, INDOLOR.
4- PECA AO SEU MEDICO USAR ANESTESICO SEM VASOCONSTRICTOR PARA FACILITAR A RETIRADA DE TODO O TECIDO ANORMAL.
5-EVITE A TODO CUSTO O SOL,SUBSTANCIAS IRRITANTES E VENTO POR EXEMPLO MOTO, SAO FATORES DE RECIDIVA.
5-NAO CONSIDERO SUA IDADE IMPEDIMENTO
6-AS INDICACOES PARA CIRURGIA – CRESCIMENTO, INCOMODO ESTETICA.
7-COM A EVOLUCAO DA TECNICA AS RECIDIVAS ESTAO RARAS E TRATAVEIS, TENHO OBTIDO SUCESSO COM COLIRIOS E INJECAO DE TRIANCINOLONA SUBCONJUNTIVAL, EMBAIXO DO LOCAL ONDE ESTA FORMANDO A RECIDIVA, E CLARO LOGO QDO ESTA SE ESBOCA, DEPOIS DE INSTALADA SO OPERARACAO E AI VALE LEMBRAR O ESPACO DE 6 MESES PARA EVITAR A SEGUNDA RECIDIVA.
AS LENTES DE CONTATO TERAPEUTICAS SAO UTEIS PARA EVITAR A DOR NO POS-OPERATORIO IMEDIATO MAS EXIGEM MANUSEIO COM INSTRUMENTOS PLANOS, NAO PODEM SER TOCADAS COM AS LUVAS POR CAUSA DO TALCO. SUBSTITUEM A OCLUSAO NO DIA SEGUINTE A CIRURGIA QDO SAO DESDCARTADA. ESPERO TER AJUDADO, BOA SORTE. DUBLIM

23. ATILEDA - 30/05/2010

OLÁ PESSOAL! TENHO 27 AN0S E HÁ 6 ANOS COMEÇOU APARECER O PTERÍGIO NO MEU OLHO DIREITO. COM O PASSAR DOS ANOS ELE AUMENTOU UM POUQUINHO E HOJE TENHO NOS DOIS OLHOS. PROCUREI 2 ESPECILISTA MAS A RECOMENDAÇÃO FOI A MESMA.
ELES DISSERAM QUE SOU MUITO JOVEM E QUE NÃO É ACONSELHÁVEL FAZER NENHUM PROCEDIMENTO CIRÚRGICO NO MOMENTO. ESTOU ANGUSTIADA PQ ALÉM DE SER HORRÍVEL AINDA COÇA MUITO. NEM GOSTO DE OLHAR NO ESPELHO. ESTA DOENÇA É MUITO COMUM. CONHEÇO VÁRIAS PESSOAS QUE TEM. NÃO SEI OQ FAZER!

renata - 02/06/2010

oi atileda,
tenho pterigeo tb. nos dois olhos, é pequeno…mas meus olhos ficam muito vermelhos no final do dia…o que me incomoda bastante…já fiz cirurgia nos dois olhos e num deles voltou pior…
depois de já ter passado por outros médicos, hoje fui numa especialista aqui em são paulo, na vision center e ela me aconselhou a não mexer, pois mesmo com o transplante de conjuntiva que é a técnica mais moderna e segura pode haver reinscidência…por ser, ainda jovem, e olha que eu já tenho meus 38 anos….
Tome muito cuidado antes de fazer uma intervenção…ouça pelo menos uns 3 médicos….para não piorar o seu caso….
compartilho com você da angústia que a gente sente quando se trata da estética…..mas em nome dela a gente pode até piorar a situação…..

24. Vivi - 15/06/2010

Eu fiz a cirurgia em 2004. O procedimento cirúrgico foi bem simples e levou em torno de 30 minutos. Como depois da raspagem o médico teve que fazer uma espécie de enxerto da parte superior do globo ocular pra parte que raspada, tive que levar pontos, o que me incomodou muitooooo por pelo menos 1 semana.
Na época, só tinha pterígio no olho direito, mas agora, aliás, hoje extamanete percebi que cresceu também no olho esquerdo. Com o operado está tudo bem. Não teve reincidência. Mas agora já estou até prevendo a novela de operar o olho esquerdo, gente! O pós operatório é traumático demais. E olha que já fiz 1 cesariana e coloquei implantes de silicone, mas nenhuma delas me incomodou tanto quanto essa espécie de areia no olho por 1 semana.
Que Deus me ajude!
Boa sorte pra quem vai fazer! E muita coragem também!

PS: gente, o pós operatório do Daniel não foi tão traumático pq o oftalmo dele não deu pontos, e sim colou com uma cola especial o enxerto. Em compensação, uma parte do enxerto descolou, já qdo se dá ontos, não corre-se esse risco.

25. Juarez Martinato da Rocha - 15/06/2010

Olá amigos, moro em Torres, Rio Grande do Sul, tenho pterígio nos olhos, um olho o pterígio já está muito adiantado, o outro nem tanto, fui no médico aqui na cidade, doutor Flávio Veríssimo da Fonseca e ele indicou cirurgia com transplante de conjuntiva nos 2 olhos, estou receoso mas vou operar, aproveitar que tenho plano de saúde e não vou gastar com a cirurgia, espero que ocorra tudo bem, depois volto para dizer como foi, abraço.

renata - 23/06/2010

Boa sorte Juarez

26. BEATRIZ - 28/06/2010

Ola pessoal, fiz a cirurgia no ultimo dia 21, passei pelos mesmos procedimentos. Mas a médica me encaminhou ao tratamento de radioterapia 3 sessoes para evitar a recidiva, é bom verificar juntoao seu medico, boa sorte para nos.

27. BEATRIZ - 28/06/2010

ps. só pode ser feita a radioterapia no maximo nos 3 primiros dias de cirurgia

28. Israel - 06/07/2010

fiz a cirurgia dia 1º desse mes so que eu tinha o pterigio mais não atrapalhava minha visão agoradepois que eu fiz minha visão esta embassada estou com medo de ter afetado minha visão queria saber de quem sa fez a mais tempo se é normal isso se a visão volta ao normal depois

29. Thiago - 06/07/2010

Algum de vocês poderiam me informar qual o valor que pagaram na cirurgia?

Obrigado!

Paco - 25/09/2011

1900 reais 2 olhos

30. CLEO - 12/07/2010

ola pessoal.
Pois e tambem vou fazer essa cirurgia na quinta feira agoro dia 15.
Estou comedo mas de boa.

31. Rosana - 16/07/2010

Thiago, fiz uma cirurgia de pterigio no dia 24/06/2010 e está sendo um sucesso graças a Deus. Esta é a segunda que faço com este médico, vou dar o endereço: RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA EM BOTAFOGO RJ. Dr FRANCISCO. O custo ficou em R$ 1480.00
Boa sorte

32. Juarez Martinato da Rocha - 17/07/2010

Olá amigos, então, fiz a cirurgia no olho esquerdo, o pterigio estava gigante, foi feito com transplante de conjuntiva e pontos, fiquei apenas um dia com tampão, o medico disse que ficou muito bom, tambem gostei do resultado, sem aquela pele horrível no olho, depois 15 dias usando colírio maxitrox, voltei ao medico e meu olho continuava muito vermelho, o medico mandou eu usar o colirio maxidex por uma semana, voltei e igualmente meu olho continua vermelho, ele disse que não quer retirar os pontos pois está muito vermelho e vou ficar mais uma semana usando colirio e com os pontos, vai fechar um mês e continuo com os pontos e o olho vermelho, estou usando direto o pc mas ele disse que posso usar sem problemas, estou receoso de dar algum problema, mais adiante digo como estou, abraço.

33. Sabrina Santos - 23/07/2010

eu sou sabrina tenho 17 anos moro em Joinville-SC e tenho pterígio a uns 4 anos +/-…
fui em uma clinica ano passado pra saber certinho qual era o problema com a minha visão, o médico explicou e fez o orçamento, desde lá venho tentando guardar o dinheiro pra fazer e não consegui,graças a DEUS consegui pelo SUS, to a quse 3 anos na fila de espera, estou no pré-operatório fazendo os exames necessários, a técnica usada vai ser a de raspagem sem pontos, será que vai dar certo? to com MUITOOO MEDO!

34. Darlene Lima - 27/07/2010

Boa Tarde, Meu nome é Darlene, falo de BH, tenho pterígeo desde a adolescência, agora aos 37 anos resolvi enfrentar a cirurgia, fiz na última quinta, dia 22, foi com anestesia local, não senti nada, nada, levei uns 5 pontos, o pior dessa cirurgia é a recuperação, o meu médico me passou um analgésico pra derrubar elefanta, tarja preta, tinha que escolher ou ficar com dor e sóbria ou sem dor e dormir o dia inteiro, como tenho que trabalhar e tenho um filho, não teve jeito. Os pontos incomodam bastante, o olho fica muito vermelho, parece que o médico o tirou, pisou bastante nele e colocou de volta, rsrs. Estou usando pomada antiinflamatória e colírio ( antibiótico ), vou tirar os pontos dia 02, confesso que estou um pouco receosa, é aguardar. Outra coisa, estou com muita sensibilidade à luz, não li isso aqui, alguém sentiu isso?

Sergio Luiz - 17/09/2010

Darlene acho que a sensibilidade a Luz é normal por causa do Trauma. No primeiro dia pós cirurgia eu nao conseguia ficar no quarto com a luz acessa, agora ja esta tudo normal, só os pontos me incomodam e o olho um pouco inchado.

wellison alves moreira - 26/02/2013

oi sergio luiz, vc disse que sua mãe e irmã tiveram uma melhora significativa so com colirios, gostaria do nome deles para perguntar ao meu médico, obrigado!

35. Sabrina Santos - 30/07/2010

já conclui os exames e vou fazer a cirurgia dia 11/08 pensei que seria apenas a técnica de raspagem , mas o médico vai fazer também o transplante de conjuntiva, com anestesia local…e pontos…

to com muito medo, mas se Deus quiser vai dar tudo certo…

36. Rose - 30/07/2010

Dia 19 eu farei a cirurgia,anestesia local e transplante de conjutiva e pontos.Estou tão anciosa,mais se DEUS quiser dara td certo….

37. marly teixeira - 10/08/2010

37-MARLY – 10/08/2010 tenho que fazer a cirurgia,mais gostaria de saber de quemjá fez quanto tempo a gente tem que ficar na clinica depois da cirurgia ou se é liberado logo em seguida?….bjs pra todos.

38. Rose - 11/08/2010

Olá,fiz a cirurgia dia 06/08/2010,estava marcada pro dia 19,mais foi adiantada.Hoje faz 5 dias que eu fiz,estou bem senti dor so no dia,apos a cirurgia,no sábado eu tirei o tampão,pingo colirio de 3/3 horas,a pomada é 8/8 horas e tomei tbém anti-inflamátorio.Só sinto um incomodo por causa dos pontos,dia 13 eu retorno no médico.Bjos a todos….

39. Rose - 11/08/2010

MARLY,eu fui liberada logo após a cirurgia,mais com a presença de um acompanhante.Bjos e Boa Sorte.

40. eder - 17/08/2010

ola…fiz a cirurgia de pterigio ja tem 15 dias…o olho esta melhorando gradativamente ….só estou preocupado q estou com a vista embaçada…o médico disse q isso é nomal…mas ja estou ficando preocupado com isso….alguem poderia me ajudar sobre isso… q ja fez a cirgia se é normal mesmo…vlw obrigado

41. eder - 17/08/2010

ola…fiz a cirurgia de pterigio ja tem 15 dias…o olho esta melhorando gradativamente ….só estou preocupado q estou com a vista embaçada…o médico disse q isso é nomal…mas ja estou ficando preocupado com isso….alguem poderia me ajudar sobre isso… q ja fez a cirgia se é normal mesmo…vlw obrigado

thiago - 23/08/2010

cara eu fiz 2 vezes essa cirugia ,enbaçado nao ficava ,porem encomodo total parecia areia nos olhos

Heber Lima - 30/06/2014

Amigo eu tb fiz a cirurgia tem 5 dias. Meu olho tb esta embaçado. O seu melhorou? Isso é normal mesmo?

42. thiago - 23/08/2010

Tenho 25 anos hj e jah passei 2 vezes por essa cirugia e terei passar novamente, na 1° vez a cirugia foi bem simples passei 50 minutos e nao tive um bom resultado, porem sem encomodos, jah na 2° foi orrivel senti incomodo todos os 30 minutos da cirugia ,hj quero passar novamente para retirar de vez esse peterigio,pois sinto me encomodado e minha visao jah esta sendo afetada. Pela 3° vou passar em outro medico ,tentarei em Sao Paulo na Beneficencia Portuguesa ou Campinas ouvi falar de bons casos que occorreu tudo certo lah, operei no metodo unico q conheço a raspagem com anestesia local e 5 pontos para ser retirado em 15 dias. Hoje acredito q tenha metodos mais seguros e sem incomodos, gostaria de saber quais sao? obrigado grato

43. Jaqueline Gomes de Andrada - 25/08/2010

Estou muito chateada, pois minnha filha de 9 anos, está com um piterígio enorme, que o médico diz nunca ter visto. Irá revela daqui a 3 meses, diz não fazer cirurgia agora, pois as chances de voltar o piterígio são enormes, pela idade. Indicou dois colírios, não pegar sol em hipótese nenhuma, estou em busca de outras opniões, afinal ela só tem 9 anos, pegou sol normal, sem nenhum excesso, más quero médicos e opniões diferentes, o Dr: que fui disse preferir fazer 10 cataratas, que um piterígio.

eder - 09/09/2010

Não se preocupe jaqueline, é uma cirurgia simples e rápida…tem um pouco de encomodo pós operatório nos primeiros dias mas tudo suportavel..agora a riscos de voltar sim…riscos…n quer dizer q vai voltar…o quanto antes vc mandar fazer melhor..espero q corra tudo bem…vlw bjs.

Sergio Luiz - 17/09/2010

Eder me desculpe mas dizer que é simples eu não concordo.
Todo mundo me disse isso antes de fazer e eu acreditei. Apesar de você não sentir muita coisa por causa da anestesia achei um procedimento muito tenso. Além de você enxergar praticamente tudo, sente pressão no globo ocular, e sente o nó dos pontos. Demora de 20 a 40 minutos, não dói mas é tenso!
Certamente o quanto antes operar melhor, nao deixem o maldito pterígio chegar a sua pupila!
A Indicação de operação vai pelo tamanho do bicho ou se ele nao estiver incomodando vai pela idade. O Ideal hoje em dia é que se tenha 40 anos para realizar o procedimento. Porém se o Pterigio estiver incomodando muito e com tamanho avançado recomenda-se a operação. Minha mãe e minha irmã também tem, mas o delas diminuiu apenas com coírio sem necessidade de cirurgia.

44. Willian Souza - 03/09/2010

Olá, eu também estou com pterígio já estou sentindo um incômodo na vista e a sensação de cisco,a cirurgia é segura? quanto tempo tira o ponto?

45. Ricardo Passos - 06/09/2010

“Sabrina Santos”

Sua cirurgia ja aconteceu? Como foi??

Espero que esteja tudo bem!

46. rosangela fernandes moreira - 13/09/2010

ROSANGELA

fiz a cirurgia no olho esquerdo em abril deste ano, agora sinto muita dor qe encomoda muito, parece que o pterigio esta voltando, será que é normal?
acho que não terei coragem de operar novamente e ainda tenho no olho direito.

47. Juarez Martinato da Rocha - 14/09/2010

Oi amigos, então, faz pouco mais de dois meses que fiz a cirurgia, por enquanto o enxerto está segurando bem o pterígio e ele não cresceu, ontem voltei a surfar pela 1ª vez, e tudo normal, meu olho continua um pouco vermelho, mas creio que seja outra causa e não o pterígio, sei lá, o meu olho ficou com um relevo onde foi feito o transplante da conjuntiva, um amigo meu fez essa cirurgia a anos e ficou assim pra sempre, é um pequeno relevo mas nada que encomode, meu outro olho só vou operar no ano que vem mesmo, quero ver a longo prazo como vai se comportar o que fiz a cirurgia, ah evito ficar coçando o olho e esfregando tambem não tô mais usando colirios, tô deixando normal pra evitar qualquer problema, abraço.

48. Lucas - 17/09/2010

Bom dia, fiz a cirurgia de petergio ontem, 16/09/10, e hoje dia 17/09 fiz a troca do curativo e aplicação do mitomicina. Consegui abrir o olho normal, sem qualquer dificuldade ou dor, mto pouco avermelhado. Estou usando o maxitrol, de 3 m 3 horas e o mitomicina 3 vezes ao dia. Ficarei com o tampao no olho ate o dia 30/09, quando terei alta, espero. A cirurgia foi feito em Alphaville, grande sp.

Antoniel - 18/09/2010

E aí meu queria como foi a cirurgia? e vc tem quantos anos?/ vou fazer uma agora dia 29/09/10 com transplante de conjuntiva.
estou com medo de voltar.. devido a minha idade
tenho 22 anos.

no aguado

saudações

49. Sergio Luiz - 17/09/2010

Vi muitos posts falando da cirurgia, mas acho que o pós-operatório depende do tamanho do Pterígio, do processo de retirada e do tamanho do Trauma causado no procedimento. Fiz a cirurgia (apenas raspagem) no olho esquerdo no dia 14/09 a noite, neste dia saí com o tampão mas pude retirá-lo em casa porque os pontos incomodam demais e o tampão pressiona um pouco o globo ocular.
Nesta primeira noite sofri demais, não dormi, e senti muita dor, os pontos incomodavam muito, como o médico disse: “você vai achar que tem um elefante no seu olho”.
Além disso estou com um edema que deixou minha pálpebra e sobrancelha inchadas o que dificulta para abrir o olho
No dia seguinte abri o olho com muito esforço e somente para colocar colírio, ainda continuava com muitas lágrimas que chegavam a escorrer pelo canal nasal tamanha era a quantidade.
No dia 16/09 já abria o olho com mais facilidade as lágrimas diminuiram e o incomodo com os pontos também. Neste dia retornei ao médico para fazer uma revisão, segundo ele a evoluçao esta ótima. Acho que tomei uns 4 pontos, mas dois já cairam e retornarei apenas no dia 21/09 para retirar os remanescentes.
Achei a cirurgia muito traumática e nos dois primeiros dias fiquei pensando que se a pele voltar eu não farei novamente o procedimento. Hoje já penso diferente, estou no 4º dia do pós operatório enxergando bem praticamente sem dor, e um pequeno incomodo por causa dos pontos, o olho continua um pouco inchado e vermelho.

50. vanessa - 10/10/2010

olá pessoal, eu tenho mais ou menos 3 meses que eu fiz a cirurgia de pterigio com transplante de conjuntiva… assim como todos que passaram por essa cirurgia, já sabe que é um horror o pós operatório. Meu olho só voltou a ficar branco com 1 mês, e ainda uso colirio restasis que é um colirio pra olho seco que o médico me passou para evitar a recindiva…. e tantos outros que usei após a cirurgia. Mais minha felicidade de me olhar e ver que meu olho estava branco acabou, meu olho está voltando a crescer a merda da carne novamente, nossa como já chorei de desgosto, é uma cirurgia com o pós mais traumatico que já fiz… e olha que já coloquei silicone, operi varizes etec….. traumatico por que demora muito o oho ficar branco…. não doi nada, porém o vermelhidão do olho demora muito a sumir.

51. vanessa - 10/10/2010

alguém sabe quanto tempo devo esperar para operar novamente, já que minha cirurgia trem menos que 3 meses.

52. Márcia - 15/10/2010

Caracas!!!Depois de lê tanto drama,tô pensando em desistir da cirurgia.Pensei que fosse cirurgia simples.

53. Lucas - 15/10/2010

Faz uma cirurgia e não quer o pos-operatorio? Fica dificil, em qualquer pos-operatorio vc tem algum certo incomodo.

54. CARLOS ROCHA - 21/10/2010

_OLÁ,SOU HOMEM E TENHO 33, MORO NO NORTE DE MINAS, FIZ A 6 DIAS A RASPAGEM COMUM DEPOIS DE 13 MESES DO PRIMEIRO OLHO QUE FICOU ÓTIMO. ACREDITO QUE TUDO VARIA DE ORGANISMO PRA ORGANISMO, MAS ESTOU FAZENDO COMO DA PRIMEIRA VEZ, USANDO A HIGIENE CORRETA E TOMANDO ANTIFLAMATORIO DE 12×12,DIPIRONA DE 6×6 DURANTE 7 DIAS E DE 3×3 O COLÍRIO CILODEX E PRA DORMIR A POMADA MAXTROL E SEMPRE LIMPO O OLHO EXTERNAMENTE COM ALGODÃO E SORO FISIOLOGICO.HOJE JÁ ESTÁ ÓTIMO COM APENAS UM VERMELHO BEM ABAIXO DA BOLSA. É ISSO , ACHO QUE SOBRE A FORMA DE CIRURGIA VARIA DE PTERÍGIO, MAS O PRINCIPAL É A HIGIENE E USAR OCULOS DE SOL DURANTE A RECUPERAÇÃO. QQ PERGUNTA ESTOU A DISPOSIÇÃO.

FLAMARION PEREIRA DA SILVA - 03/11/2010

EU FIZ NOS DOIS OLHOS!NO ANO PASSADO FIZ DO OLHO DIREITO E ESSE ANO NO MES DE AGOTO FIZ NO OLHO DIREITO! A CIRURGIA FOI RALIZADA DOIS OLHOS PELO MESMO DOUTOR EDUARDO QUE E UM ECELENTE PROFICIONAL!A ULTIMA COMSUTA FOI HOJE 03/11/10 E FICOU ECELENTE,SO QUE MINHA CIRURGIA FOI ENCHERTO E FOI REALIZA NO HOB/HOSPITAL DE OLHOS DE BRASILIA. QUEM QUIZER FAZER EU ACONCELHO E UM ECELENTE HOSPITAL E DE ECELENTES PROFICIONAS..

Raimundo F. Ribeiro - 01/07/2011

Flamarion, poderia me passar o endereço/tel desse hospital.
Estou em Minas Gerais e preciso fazer esta cirurgia que venho empurrando com a barriga ha muito tempo.

Agradeço no que puder me ajudarr.

55. Ludimila Antunes - 22/10/2010

_hun.legal…mto bom… farei isso c certeza..grata

56. ELANE - 31/10/2010

OI SOU ELANE MOURA DE SP TENHO PTERIGIO QUE ENCOMODA MUITO, ESTOU PENSANDO EM FAZER A CIRUGIA, ALGUÉM QUE JÁ FEZ PODRIA ME INDICAR UMA CLINICA EM SP E QUANTO CUSTA.

57. ivanildo - 01/11/2010

fiz a cirugia no querto dia o olho ainda doi muito e também está inchado e vermelho.uso pomada colirio e commprimidos.depois vou postar mais a melhora.

58. Márcia - 04/11/2010

Ôi,Carlos,quanto vc pagou pela cirurgia?Não entendi muito…aqui(BA)em um médico custa R$ 500,00, e no outro custa R$ 1.200,00.
Te desejo uma boa recuperação!

59. Elaine - 05/11/2010

Essa vai para os apavorados rsrsrs
Eu estava apavorada, meu pterigio era pequeno, preferi fazer pq ja esta dando no outro olho, nem queis imaginar fazer os 2 olhos de uma vez.
ESTOU VIVA!!! kkk.
Aconselho nao procurarem no youtube como funciona a cirurggia, apavora mais ainda.
Sou tão apavorada que deixei ate a medica com medo de fazer minha cirurgia rs
Pra vcs terem noção, eu desmaio sempre que tiro sangue. Desmaio a toa.
Durante a cirurgia, é horrivel a sensação que vc tem, pq sente q ela esta mexendo, vc vê ela mexendo, mas “dor” nenhuma!! apos a cirgurgia, tomei um comprimido de novalgina e outro de dipirona. Não senti dor nenhuma. Fiquei 24hs com o tampao, sinceramente preferia nao ter tirado rs. Ali eles estavam bem lubrificados e bem acomodados, mas tinha q tirar ne. A luz incomoda d+. Os pontos nem tanto, so quando os olhos ficam ressecados. E quando eles querem te lembrar que ele esta ali rsrs.
Eu so levei 2 pontos heim.
Ainda nao tirei os pontos. To curiosa e ansiosa pra saber como. Postem aí galera, ninguem escreveu sobre isso ainda.
Bem, no mais, é isso, super tranks em relação a dor. SO rezo para nao voltar e que me olho fique branquinho novamente.

anderson - 16/11/2010

oi Elaine!!?? sou Anderson de bsb…!

Não se preoculpe! os pontos caem sozinho, pois foi o meu caso. Fiz a cirurgia à 10 dias, gostei… foi um procedimento interessante, não fiquei com medo pois ja tinha feito duas vezes e voltou, estou bem confiante.
vamos aguardar com expectativas, ficaremos com olhinhos igual de nenm!!.

60. Daniel - 23/11/2010

Ahhhhh!! gente se tiver pequeno não façammm!!principalmente se for joven.
me arrependo de ter feito..
só quando tiver 40 anos de idade seria o ideal ou quando realmente tiver atingindo a IRis!.. minha conciência pesa muito pela minha decisão de ter feito essa cirurgia. e olha que fiz com transplante de conjuntiva.. o melhor procedimento até o momento..
fica o recado.. antes de fazer pensem muitooo… pra não fazerem burrada… assim como eu fiz.

61. Fabiola - 25/11/2010

Olá,

Sou de Brasília, tenho os olhos bem claros, e pterígio nos dois olhos, após anos de incômodo resolvi fazer minha cirurgia com transplante de conjuntiva, tem 10 dias que fiz, a cirurgia demorou 3 horas, após passar o efeito da anestesia a dor foi insuportável, ainda doi muito, levei 6 pontos, acho que eles não cairão só. Li aqui que algumas pessoas não sentiram nada, mas, mesmo doendo horrores ainda quero fazer do outro olho. Parabéns a todos pelos comentários…..

62. anderson - 02/12/2010

ANDERSON

ola galera… Fiz a cirurgia a 21 dias e meu olho continua bem vermelho! quanto tempo normal de receperação?

63. Paulo Sergio - 07/12/2010

Tenho 57 anos e convivo com esse “corpo estranho” no meu olho esquerdo desde jovem. Ao fazer o exame pra renovação da carta de motorista, o médico me disse que estava com apenas 20% de acuidade visual nesse olho. O oftalmo consultado ontem não me deu sequer 1% de chance de melhora da visão com a cirurgia nem quanto à possibilidade de não recorrência da doença. Ou seja, vou me submeter a um procedimento cirúrgico com todos os riscos inerentes, passar por um pós-operatório doloroso e demorado pra, no final, ficar tudo do mesmo jeito que está. Do ponto de “vista” (rsrs…) custo x benefício, estou chegando à conclusão de que não vale à pena. Tenho cirurgia marcada pro dia 16 próximo e não sei qual a técnica que será utilizada (nem sabia que havia mais de uma) mas, diante desse raciocínio, somado aos depoimentos acima, acho que vou desistir. Sinceramente, não quero ficar 30 ou mais dias sofrendo pra não adiantar nada, mesmo que a cirurgia seja pelo SUS, o médico um cara legal e a enfermeira gostosa….rs Suplico a todos que estiverem lendo isso que retornem palavras de estímulo, apoio e convencimento. Quem sabe não mudo de idéia?

64. Adriana - 08/12/2010

Olá a todos… acabei de marcar uma consulta com meu oftalmo, tenho pterígio nos dois olhos, não me incomoda nem nda, já fui no oftalmo no começo do ano, pq eu achava q estava começando a “invadir” a íris, mas ele disse q enquanto não estiver me atrapalhando na visão, q não recomenda, tenho 28 anos, mas hj do nda, no canto do meu olho direito eu vejo um pequenino “vulto”, claro ainda, nda q interfira tanto, mas já me assustou um pouco ao ponto de marcar a consulta, enquanto isso resolvi pesquisar, antes de ler os comentários, estava pensando em pedir ao oftalmo de fazer a cirurgia nos dois olhos, mas agora fiquei na dúvida… rsrs, mas de qualquer forma acho q pelo menos no olho direito onde surgiu o pequeno vulto, acho q vou acabar precisando, algum conselho???… Obrigada pela atenção…

65. Mislaine - 08/12/2010

olà

sou de vitòria tenhu 27 anos realizei duas cirurgia primeiro no olho esquerdo ocorreu tudo bem a segunda no olho direito parecia tudo bem até aparece uma glandula no quanto do meu olho minha medica disse que foi uma descolamento de uma parte do incherto qie causou uma infeçao estou preocupada sera que este medicamento que minha medica receito vai resolver meu problema ou vou ter que passa por outra cirugia se alguem passou ou esta passando por isso me ajudem atensiosamente Obrigada

66. MARCOS ARLAN - 13/01/2011

Estou com minha cirurgia de pterígio marcada para dia 18/01/2011,estou um pouco preocupado pois nunca tive nenhuma esperiencia parecida.Peço que voçês que ja fizeram me der uma dica de como vai ser.

Obrigada.

67. ALBERTO PENHA - 14/01/2011

sou de natal -rn fiz a cirurgia, Não teve nemuma complidação. com 20 horas tirei o tampão e retornei ao medico o mesmo examinou, falou esta perfeito. não senti dor alguma, ja marquei para fazer o outro olho.

jocy - 26/09/2011

onde vc fez a cirurgia

68. Alinne - 24/01/2011

Fiz a cirurgia no dia 20/01/11, o problema não é a cirurgia, pois vc sente mexendo mais não sente dor… A recuperação é o mais complicadinho, mais nada insuportável. Dor somente no primeiro dia, a sensação de areia continuo sentindo, olho inchado, muito vermelho e o local onde foi feito o enxerto está com uma espécie de bolsa de água (a médica disse que é normal). A recuperação é bem lenta, mais não me arrependi, fiz na Clínica Raskin em Campinas/SP com a Dra Mônica. Espero ter ajudado!!! Bjus

Rodrigo Kiyoshi - 29/01/2013

Oi Alinne, tudo bem?
Como está seu olho hoje?
Estou pensando em fazer a cirurgia na clínica Raskin também.
Grato.

Rodrigo Kiyoshi - 29/01/2013

Olá Alinne, tude bem?
Como está seu olho hoje?
Talvez eu faça a cirurgia na clínica Raskin.
Grato.

Rodrigo Kiyoshi (@RoKiyoshi) - 17/02/2013

Oi Alinne, tudo bem?
Como está o seu olho hoje?

69. andre - 04/02/2011

Oi pessoal fiz a cirurgia na quarta dia 02 e confesso que se tivesse lido esta pagina antes não teria feito a cirurgia!! meu médico me iludiu, falou com uma simplicidade sobre o procedimento e rapidez na recuperação que nem imaginei o que estou passando, perto de alguns relatos até que minha recuperação está excelente, tirei o tampão no dia seguinte a operação, agora dia 04 o incomodo do contato da pele com os pontos é o pior, principalmente quando resseca, mas tenho assistido tv e até entrado na net, mas a aparencia está horrivel!!! bom se tiver novidades posto…

70. yvana martins - 05/02/2011

ola pessoal fia cirurgia d pterigio dia 31/01/11 no olho esquerdo sofrei horrores tanto no momento quanto no pos-cirurgico doooooooooooooooooooooooooi pra caramba rs vo menti nao mais fazer o q to com pontos usando analgesico e colirio qdo fui tirar tampao meu medico confirmou doi mesmo e firma o golpe kakakka apos 10 dias do procedimento vou retornar p retirar os pontos orem por mim bj e boa sorte a todos

71. Magda Maciel Scandolara - 10/02/2011

Ola…
Irei fazer uma cirurgia na proxima semana, estou um pouco nervosa, sabe né visão é muito cerio, queria saber como funciona essa cola especial, para não precisar fazer ponto, esse é o meu medo, depende de cada cirurgião? Ou depende de cada olho?? Podes me esclarecer por favor??

72. vinicius jefersom tofaneli - 15/02/2011

Gente marquei hj minha cirugia to morreno d medo pq o meu esta bem grande…

73. vinicius jefersom tofaneli - 15/02/2011

O medico diz q minha cirugia vai demora quase 2 horas sera q e verdade ..

74. Daniel - 15/02/2011

Então eu fiz essa cirurgia com transplante de conjuntiva. e ja está com 5 meses.. e ainda não reicintivou.. graças a Deus,, mais tive um granuloma olho onde foi doado o transplante,, e vou ter que passar por outra cirurgia, para a retirada do granuloma.. pois está incomodando muito a visão por arder muito o olho.

isso é um saco!! doença no olho.. ninguém merece!!

vinicius jefersom tofaneli - 15/02/2011

NOssa veio to sofreno mt faz tempo q tinha mais nao tava prejudicano a visao mais acho q ele crese ne vo te q fazer essa cirugia to cm medo pq diz q doi mt mais tenho q fazer pq to perdeno a visao do olho… mais o dr diz q da pra dar fazer uma nestezia pra dormir …e foda em ;;

Daniel - 17/02/2011

cara não é pra tanto assim!!! mais qualquer procedimento cirurgico doi no pós operatorio

75. TARINA - 16/02/2011

OLÁ, MEU NOME É TARINA E TENHO PTERIGIO NO OLHO ESQUERDO QUE TAMPA UM POUCO A IRIS MAS ACHO QUE NAO INTERFERE NA MINHA VISAO, MAS COMO TENHO MIOPIA E ASTIGMATISMO, TALVEZ ATE ATRAPALHE E EU ASSOCIO A ISSO, MAS O PIOR É VERMELHIDAO E A ARDENCIA QUE SINTO, TEM VEZES QUE QUERO ARRANCAR MEU OLHO FORA DE TANTO INCOMODO! MAQUIAGEM É IMPOSSIVEL DE USAR, E TRABALHO NO AR CONDICIONADO, CHEGA O FIM DO DIA EU TENHO VONTADE DE FECHAR OS OLHOS E NAO ABRIR NUNCA MAIS DE TANTA ARDENCIA E SECURA! ACHO QUE VOU FAZER ESSA CIRURGIA, MAS NAO TENHO IDEIA DE PREÇO ALGUEM PODE ME INFORMAR??? MAS QUERO O PREÇO DESSA COM O TRANSPLANTE DE CONJUNTIVA QUE APESAR DO POS OPERATORIO PARECER PIOR A RECEIDIVA PAREÇE MENOR, AGRADEÇO QUE PUDER ME AJUDAR!!! ESTOU DESESPERADAAAA!

76. Dan - 17/02/2011

Carak tenho 19 anos e tenho Pterígio
no olho esqrdo to cm medo da cirurgia
meu medico falo q e muito fina mas fik muito vermelho e ard e muito ruim

77. Aline alves - 23/02/2011

Aline Alves, 19 anos.
eu fiz a ciurgia tbm, só que no meu caso foi com a anestesia geral, e uma local, depois fui acordada antes da cirurgia, na “mesa” de cirurgia,a assistente enfaiou minha cabeça junto com a cadeira, e os braços na parte onde apoia os braços, a cirurgia demorou cerca de 40 minutos, no dias seguinte começei a fazer a beta terapia foram 5 sessões. passados mais ou menos um mes, o meu ponto arrebentou e eu tive que voltar ao centro cirurgico, pois no consultóro o médico nao poderia tirar o ponto porque nao tinha os equipamentos necessários. uns 20 dias depois da retirada do ponto, surgiu uma bolinha que eu nao sei o nome e lá fui eu denovo pro centro cirurgico. e o olho sempre vemelho, nunca fica totalmente branco, ja tinha voltado a minha rotina, faço faculdade de biomedicina, entao a maioria das aulas praticas eu uso microscópio. agora passados 7 meses vou em outro médico pra fazer outra cirurgia, por que meu pterígio ja esta maior do qe quando eu operei. quando eu fiz ninguem falou que a idade podia inflluenciar com a recidiva, quando eu fiz estava com 18 anos. agora estu com 19 anos, e tomara que nessa agora dê certo, pois incomoda muito, ja estou vendo DENOVO uma mancha, e ja notei q o olho operado nao tem muita nitidez, o que me deixou preocupada.

78. gleyce heitor - 24/02/2011

Aos interessados segue meu depoimento:
Fiz a cirurgia terça-feira(21/02/2011) sem o implante, pois o plano não cobriu e eu estou dura.
Conforme descrito por outras pessoas, o procedimento foi rapidinho e indolor. Levei 10 pontos e isso vai requerer mais atenção no processo de recuperação.
Fui para casa com o tampão, e neste dia não senti dor nenhuma (claro que segui a recomendação de tomar analgésicos e um anti-inflamatório).
No segundo dia voltei à oftalmo para tirar o tampão, e passei o dia à base de colírios (um colírio anti-inflamatório e outro lubrificante), o lubrificante usa-se o tempo todo pois é o que dá um alívio na vontade de coçar.
Antes de dormir, uso uma pomada que faz com que eu acorde com os olhos colados, tomo banho, lavo o rosto e uso o colírio lubrificante.
Estou no terceiro dia de recuperação, e sinto apenas vontade de coçar e a sensação de areia nos olhos, o que é amenizado com o colírio lubrificante gelado.
A médica me orientou que o vermelhidão que fica na parte superior do olho (que é um processo hemorrágico) sairá aos poucos em mais ou menos um mês.
Para sair na rua, óculos de sol sempre daqui pra frente. E tem que ser de qualidade, pois um óculos de sol que não filtre de verdade pode prejudicar tanto quanto se estivermos sem óculos algum.
Pela minha idade pode ser que volte, mas conheci várias pessoas que fizeram a cirurgia e o ptérigio não retornou.
Para quem precisa fazer e está hesitando, é uma cirurgia muito simples mesmo, claro que cada pessoa vai reagir diferente na recuperação, mas a cirurgia em si não tem drama algum.

79. Marcio Guedes - 24/02/2011

Minha cirurgia ta marcada pra o dia 1/03/2011, estou muito apreensivo com tantos relatos q ja li mas irei de enfrentar pois o pterigio me encomoda muito e me faz vergonha ñ conseguindo olhar pra alguem enquanto conversamos.Tenho plano de saude mas os medicos q me consultei atraves do plano nenhun me passaram confiança optando por um medico particular conhecido de minha mae q é bastante conceituado.Eu mesmo quando vou ate o espelho me pentear ou escovar os dentes ñ consigo olhar pra meus olhos, mas isso vai se acabar pq irei fazer e o resultado espero q seja 100%. Darei noticias apois a cirurgi.

Marcio Guedes - 28/02/2011

O dia da minha cirurgia é amanhã, estou com muito medo, mas meu medo ñ é pelo ato e nem pela recuperação, o meu grande medo é que volte com maior intensidade. Tenho 41 anos e e convivo com o pterigio uns 8 anos, em todo medico q ia a conversa era a mesma q eu deixasse pra fazer a cirurgia quando atigisse 40 anos ja estou com 41 e espero q o risco de reincidiva seja mínimo.Tou pagando 1300 reais de um olho, o outro sera mais 1300, vou pagar 2600 reais e espero q com esse gasto d resultado. Darei notícias.

80. Marly - 26/02/2011

tenho que fazer a cirurgia mas estou com medo da dor depois de acabar a anestesia,sera que dói muito e quanto tempo depois os olhos ficam vermelhos ou melhor quanto tempo depois da cirurgia os olhos ficam branquinhos,por favor quem ja fez me responda. bjs.

81. Priscila - 26/02/2011

Estou pensando muito se faço ou não. O médico disse que teria que fazer repouso, mas não posso faltar do trabalho, será se eu fizer consigo trabalhar no dia seguinte…

82. SÍLVIA PIANCÓ LIMA BORGES - 03/03/2011

Alguem sabe algum colirio a base de corticosteróides?

83. Alexandre - 12/03/2011

Olá, Alberto Penha, tduo bem? Qual o médico que lhe operou? Moro em Natal e tenho pterígio e gostaria de marcar uma consulta com ele. Qual o método da cirurgia (ponto ou colagem)?
Obrigado.

84. Hermano Nobre - 21/03/2011

Pessoal fiz minha cirurgia no olho esquerdo no dia 16/03/2011,, a cirurgia foi tranqüila e não doeu nada, no meu caso teve anestesia com colírio e injeção (Isso mesmo injeção no olho, mas você não sente e nem enxerga nada porque eles colocam uma luz forte no seu olho), o problema foi depois da cirurgia, no primeiro dia não consegui dormir com dor e coceira nos olhos. No meu caso foi dado ponto mesmo e o médico colocou uma lente terapêutica para incomodar menos. Já estou no 5º dia após a cirurgia trabalhando e agora já está mais tranqüilo, o olho continua vermelho e coçando, mas já me acostumei. Vou retirar os pontos daqui 10 dias!

85. janaina dos reis dionisio - 24/03/2011

quanto custa essa operação?minha mãe precisa fazer …ai qro saber

86. Lucineia Eloy - 24/03/2011

Puxa vida fiz esta cirurgia hj esta no 3º dia isso doi muito imcomoda de mais….so melhora quando eu durmo…estou com 2 pontos…péssima esta sensação, curiosa quiz procurar outras expereincias com protetor ocular e no pc rss……mas vale a pena tentar rss

87. ANDERSON LEANDRO DE FREITAS - 25/03/2011

ANDERSON – 25 / 03/ 2011

MEU NOME É ANDERSON , FIZ A CIRURGIA DE PTERÍGIO E FOI UM SUCESSO.
RECOMENDO A QUEM PRECISAR FAZER, DÓI UM POUCO NA PRIMEIRA SEMANA, O OLHO FICA BEM VERMELHO ,LACRIMEJANDO, UMA SENSAÇÃO DE AREIA NO OLHO. ÓCULOS É A MELHOR FORMA DE SE PROTEGER DA CLARIDADE E DORMIR PASSA O TEMPO. APÓS A SEGUNDA SEMANA O OLHO FOI FICANDO BEM MAIS CLARO E A DOR FOI PASSANDO E ESTÉTICAMENTE O OLHO FICOU BEM MELHOR. UM ABRAÇO A TODOS…

jocy - 26/09/2011

quanto vc pagou para fazer a cirurgia…e qual foi a clinica…

88. ANDERSON LEANDRO DE FREITAS - 25/03/2011

76. ANDERSON – 25 / 03/ 2011

MEU NOME É ANDERSON , FIZ A CIRURGIA DE PTERÍGIO E FOI UM SUCESSO.
RECOMENDO A QUEM PRECISAR FAZER, DÓI UM POUCO NA PRIMEIRA SEMANA, O OLHO FICA BEM VERMELHO ,LACRIMEJANDO, UMA SENSAÇÃO DE AREIA NO OLHO. ÓCULOS É A MELHOR FORMA DE SE PROTEGER DA CLARIDADE E DORMIR PASSA O TEMPO. APÓS A SEGUNDA SEMANA O OLHO FOI FICANDO BEM MAIS CLARO E A DOR FOI PASSANDO E ESTÉTICAMENTE O OLHO FICOU BEM MELHOR. UM ABRAÇO A TODOS…

jocy - 26/09/2011

qual foi a clinica que vc fez a sua cirurgia

89. kathy - 03/04/2011

ola também fiz a cirurgia de pterígio no olho esquerdo e não estava sarando por nada voltei no medico e ele falou que tinha dado um cisto ai tive que passar por uma nova cirurgia para a retirada do mesmo.uma semana depois meu olho estava branquinho,perfeito…só que amanha voltarei no medico porque o cantinho ta meio amarelo avermelhado e sensação de cisco no olho.

90. Kelly - 08/04/2011

Olá alguém pode me informar se é normal fazer uma cirurgia de pterígio num olho e afetar o outro causando uma úlcera no olho o que pode ser feito estou desesperada por favor me ajudem!!!!!!
Obrigada!

91. Carolina - 10/04/2011

Ah. Me lembro que dias antes de fazer minha cirurgia entrei aqui e li teu depoimento da cirurgia. Fiquei meio apavorada, mas foi tudo tão tranquilo que resolvi vir aqui pra agora dar o meu depoimento.
O meu pterígio estava afetando minha visão e tive que retirá-lo. O procedimento usado foi o de transplante de conjuntiva após a raspagem. Passei no cardiologista e a anestesia, além de colírios, também teve uma direta no olho.
A cirurgia foi bem tranquila, fiquei meio grogue… Quando terminou a cirurgia já sai andando. O dia da cirurgia é tranquilo, a gente fica meio sedado. Dormi praticamente um dia inteiro… Quando acordei e comecei a passar os colírios senti uma incomodação que nunca chegou a ser dor, mas sim uma sensação de areia no olho. Depois de exatos 10 dias estava trabalhando normalmente mas com o olho um pouco vermelho. Depois de 20 dias meu olho estava perfeito. Mas ainda precisava dos cuidados pro transplante não cair. Fiquei meio neurótica por um tempo, achando que tinha caído, que ia acontecer alguma coisa. hahah. Neura mesmo. Agora, depois de 3 meses meu olho tá perfeitinho e dificilmente lembro que fiz a cururgia a tão pouco tempo. Problema que está vindo um no outro olho(elaiáá) e quando começar a afetar a minha visão também, farei o mesmo procedimento, agora um pouco mais tranquila. hehehe
=)

92. meurieme silva mota - 16/04/2011

olá, fiz a cirurgia de pterigio, horrivel a sansação eu tinha que ia morrer de tanto incomodo no olho, e pior ja 2 meses e 10 dias e continua vermelho e com uma pele avermelhada no lugar da cirurgia. fiz metodo de raspagem com pontos, acho que esta voltando. que posso para voltar toltamente me ajudem.

93. vagner - 19/05/2011

fiz cirurgia ano passado no olho direito , correu tudo bem , mas ese ano fiz no esquerdo , como no olho direito voltou , os medicoss resolveram fazer uma tecnica nova , durou 4 horas a cirurgia , no dia seguinte meu olho inflamou , tive que tomar medicamento pra melhorar e graças a deus hoje estou melhor . meu nome e vagner

94. zenildes - 25/05/2011

fiz a cirurgia de piterigio em ambos os olhos ,o primeiro deu tudo certo ,porem o segundo esta inflamado e nasceu um a carne no canto do meu olho,retornei ao medico e ele passou outro colirio que nao resolveu nada e meu olho continua muinto vermelho ,alguem me fale o que esta se passando porqe nasceu esta carne e ele esta tao inflamado

95. Edileuza Oliveira bastos - 26/05/2011

Boa tarde no dia 02/05 fiz a cirurgia no olho direito tinha pterigio,a cirurgia ocorreu tudo bem,passado os dias meu olho ficou bem vermelho continuei usando o colirio que o medico receitou,ate saiu o vermelho,mais so que a agora ficou uma pele alta no no canto do olho to com medo,como devo proceder?.Desde já agradeço.

paula - 26/08/2011

EDILEUZA , VC MELHOROU?PRECISOU FAZER OUTRA CIRURGIA?OU SÓ O COLIRIO RESOLVEU?TAMBÉM ESTOU COM ESTE PROBLEMA!!!!
BJOS,

96. Ruiz - 01/06/2011

Carne no canto do olho, pelo que eu li nos comentarios deve ser normal, pq fiz a cirurgia a uns 15 dias e no meu olho apareceu uma cane saltada tambem.

97. Maria Eduarda - 03/06/2011

Tenho 20 anos e tenho um pterígio no olho esquerdo, O oftalmologista me aconselhou a tirar e não esperar ficar mais velha. Ele só faz o procedimento acompanhado por Betaterapia no dia seguinte a cirurgia, Ele diz que com isso a chance de recidiva é de 4%.
Gostaria de saber se alguém passou por betaterapia após a retirada do pterigio ??
Grata!!

98. Célyo joão, cid D.C. sp. - 04/06/2011

célyo:Oi fiz esta sirurgia em:03/06/2011 p/ retirar o pterigio do olho D, realmente é desconfortável, no primeiro dia doeu bastante, mas o suportei, e afirmo q de imediato obtive uma grande melhora na visão,mas o repouso absoluto é o forte para arecuperação, sadia sem q haja quaisquer infecção ocular, me sinto muito bem e parabéms para o médico,que tão bem feito fez o seu tralho no meu olho,não tenhas medo,caso irá para a sirurgia,força q dará tudo certo, confiei em Deus, e na Mediçina humana e tudo saiu perfeito.abraç ao leitor paciênte e ao Méd,dr.A.C.Jr.

99. Mônica Caldeira Rangel - 14/06/2011

Meu filho tem apenas 11 anos e está com pterígo cronico, vai usar medicamentos por uns dias e marcar a cirurgia. Pela idade e fase de aula tenho medo da cirurgia e da recuperação. O que devo fazer? deixo realizar a cirurgia ou não. Por favor peço ajuda. Obrigada. Mônica caldeira Rangel.

100. lais - 28/06/2011

Olá Daniel. Essa semana faço a cirurgia eu ainda tenho algumas duvidas. Existe alguma restrição em relação ao consumo de algum tipo de comida ou até mesmo de bebida alcoolica?

101. camila - 15/07/2011

obrigado me ajudou muito!!!!!!continue assim

102. alcione caetano - 20/07/2011

Bom Dia…
Estou em recuperação de uma cirugia de ptergio q duro nem 30 minuto a cirugia ocorreu super bem a minha recuperação esta otima graças a Deus, estou so com 7 dias amanhã retonarei ao medico.

103. marcelo figueiredo - 31/07/2011

fiz a cirugia a 10 dias , os medicos usaram procedimentos com cola da alemanha no lugar de pontos espero uma recuperação mais rapida , estou me sentindo bem .

104. caio - 20/08/2011

Pessoal vendo todos estes depoimentos de cirurgia nao 100% eficazes é melhor eu nao efetuar a cirurgia,tenho pterigio nos dois olhos e ficam bastante avermelhados durante o dia todo,sei o quanto é sofrido ter esta maldita carne no olho do qual nem medico é capaz de fazer uma marda de cirurgia eficas,acho é que falta ciencia e tecnologia com para esta doença ocular,não sei se os medicos ja disacreditaram em fazer uma cirurgia sem recitiva,mais sei que vou continuar assim,pois aida não acredito em nem um medico,olha que ja consultei com varios e os mesmos semprem dizem as mesmas coisas que é simples a cirurgia,’mais não é bem assim tomem cuidado poi voces podem estar servindo de cobaia isso sim.

105. Paulo - 20/08/2011

Fiz uma cirurgia e fiquei com uma bola vermelha em meu olho que nuncamais saiu,ficou muito pior que o pterigio primario, recomendo pensar 1000 fezes antes de fazer a cirurgia,pois os medicos nao estão
especializados nesta doença, que incomoda muitos e muitos, a ciencia tem que abrir os olhos.

106. douglas antonio de aguiar - 20/08/2011

sera que dói a cirurgia do pterídio?????e qual o tempo recomendado de afastamento do trabalho?????

107. vania - 22/08/2011

Ola gente!tenho pterigio nos dois olhos e estou muito preocupada!pois não sei se faço a cirurgia,na verdade estou com muito medo!

108. paula - 25/08/2011

Bom dia !!!
Estou com um problema .Já fazem 15 dias que fiz a cirugia de pterigio,até o zexto dia estava indo tudo bem,logo em seguida comoeçou a surgir uma carne avermelhada que não sei o nome.Fui ao médico e ele passou mais 2 colirios e pediu para que eu aguardasse mais 15 dias.O que será que esta acontecendo?Essa carne some com colirios?Ou terei que fazer uma nova cirurgia?

paula - 04/09/2011

Olá gente !!
Hj já completam 25 dias que fiz a cirurgia e o problema que eu hava citado antes já esta quase solucionado.O granuloma já está bem menor e a vermelhidão tembém.
Abraços.

109. Jefferson Polari - 02/09/2011

Olá pessoal” ;D
Estou querendo fazer este procedimento, tenho pterigio em ambos os olhos so que em um é beeem pequeneninho (direito) já o do esquerdo ja ta perto da ìris, x.x ai penso em fazer so no que está mais adiantado. Atrapalhar a visao nao atrapalha tanto, mas o estético tem seu peso..quando alguem solta aquela velha piadinha do baseado ou quando na expressao mesmo ao olhar nossos olhos vermelhos nós percebemos e ja fica meio chato pra nós… Conheço um bom oftalmologista aqui em João Pessoa, ja fui 3 oftalmo e dois indicaram com transplante e um outro que o que definia a recidiva nao é o modo de transplante e sim a rotina no pós operatorio… emfim mas vou preferir com transplante. Ainda nao fui pra este oftalmo que falei que é bom. Ele é bem conceituado so que nem imagino o preço $$$$$$$$$… mas vou lá ainda esse ano e vejo se faço alguma forma de ir pagando aos poucos se for tao caro e entao realizar a cirurgia.. como provavelmente farei final do ano ou ano q vem (ou nao né vai saber) espero postar algumas coisas ;D sorte e saúde pra nós ;D

110. thãnia - 09/09/2011

me chamo thãnia tenho 26 anos e desde que eu tinha 17 anos eu tenho pterígio no olho esquerdo,porém por eu ser muito nova na época o meu oftalmologista ñ indicou cirurgia e somente agora 09 anos depois com o pterígio bem avançad ele indicou a cirúrgia enta
no dia 21/07/2011 fiz a cirurgia de pterígio com transplante de conjuntiva no olho esquerdo.Porém quando eu estava com 08 dias de operada eu espirrei e meus pontos superiores cairam.
retornei ao médico e ele me indicou dar novos pontos porem três dias apos ter dado os novos pontos eles cairam diee novo devido a conjuntiva ñ ter vascularizado.Conclusão perdi meu transplante e a o pterigio pode voltar.Tenho pterígio no olho direito também e agora estou morrendo de medo de operar.e também não dar certo.

111. Gislene - 09/09/2011

Oi pessoal, já fiz essa cirurgia alguns anos atrás no olho direito, fiz aplicaçoes com beta, mas infelizmente voltou depois de alguns meses e bem pior, tem dias q tenho vontade de arrancar meu olho fora, me incomada demais e esteticamente é horrivel, evito sair a noite pois parece que piora, ainda bem q essa lei de fumar em ambientes internos vingou, pq antes não podia sair nem prá comer uma pizza, mas msm assim evito de sair, me sinto mal, pois as pessoas me olham e fica parecendo que fumei um baseado…
tô morando em Sto Andre, faz uns tres meses, estou me adaptando a alguns médicos, e tem uma clinica próximo de mim, vou tentar lá prá ver o q eles falam, mas se alguem tiver algum oftalmologista q possa me indicar eu agradeço.
Abraços a todos!!!

112. Caio - 17/09/2011

Pessoal novamente vou falar do meu pterigio,ele voutou a crescer, mais lentamente, o que que eu faço,alguem me ajude.

113. edson - 19/09/2011

eu também quero fazer essa retirada de carne crescida ( pterígio)poxa tenho um pouco de medo ,isso me incomoda mt pos anoite fico com o olho vermelho e o olho esquerdo e também ja estar crescendo no direito tenho 24 anos e moro em belém do pará alguém me dar uma resposta aé meu email e :edson.pensador@hotmail.com

114. Sônia - 22/09/2011

Gostaria de saber se na córnea fica uma mancha (tipo uma sombra), na região onde foi retirada a pele, pois o médico disse que fica tipo um degrauzinho. Mas, o meu está muito esbranquiçado.

115. Sônia - 24/09/2011

Oi, pessoal. Faz 2 meses e meio que fiz a cirurgia de pterígio. Alguém que já fez há mais tempo, pode me ajudar? Na parte da córnea ficou uma mancha onde fez a raspagem. O médico disse que fica mesmo. Ficou em alguém? Por favor, se alguém puder me responder. Obrigada!

116. KELLY DA SILVA RIBEIRO - 24/09/2011

fiz esta cirurguia a 2 anos atrs no comeco tudo bem , mas depois ficou uma cicatriz no meu olho e arde muito toda vez que durmo tarde ou acordo muito cedo . fui no medico e ele disse que era normal e que depois sumia.resultado isso incomoda muito e nao sei se tem algum tra
tamento.
kelly

117. Flávia Lira - 29/09/2011

olá pessoal.Fui indicada a fazer a cirurgia também,o pior é que é nos 2 olhos,apesar de ser uma cirurgia rapida estou com muito medo.O medico me indicou colocar uma membrana também,ele me explicou que com essa membrana tem 0% de chance do pterigio voltar.
Espero que possa dar tudo certo,pois não aguento mais esse olho sempre vermelho, esteticamente não é nada legal,sinto vergonha,além disso coça, e a claridade ta incomodando.
Obrigada pelas dicas pos operatorio,depois conto como o meu caso

118. Valmir Barreto - 18/10/2011

Olá Pessoal, li os quase todos os posts e tenho um problema bem parecido com o de vocês. Por vezes me sinto constrangido em alguns momentos e sempre sou questionado se “fumei um baseado” ou se estou de bêbado…Horrível!

Passei por diferentes oftalmos com objetivo de buscar uma opinião consensual. Resolvi que por enquanto não vou fazer cirurgia. Estou tratando com antiinflamatório e uso diário de lubrificante ocular. Posso te dizer que de 0 a 10, considero que tive uma melhora de 7.

Não vou indicar o nome o antiinflamatório, por se tratar de médica e o uso prolongado causa alguns efeitos colaterais, mas posso deixar aqui o nome do lubrificante (OPTIVE ou Lacrima Plus), o uso diário não causa
nenhum problema.

Uma dica é NUNCA usar colírio MOURA Brasil para deixar os olhos brancos, pois esse medicamento contrai o vasos sanguíneos e a longo prazo é prejudicial e irá piorar a situação.

Sugiro que você marque um consulto com o Dr. Hugo, ele atende no centro médico Berrini em SP ( Centro Médico Berrini
Atendimento Rua Hilário Furlan, 107 – Brooklin -São Paulo – SP
(11) 2117-0100

Sorte
Valmir Barreto
Em caso de dúvidas me envie um email
vbarreto.sousa@gmail.com

119. agleiziane - 21/10/2011

Oi pessoal antes de fazer a cirurgia li esses comentarios e passei pelo procedimento e resolvi contar como foi minh cirurgia e meu pos operatorio:

1° dia nao estava nervosa a cirurgia foi bem rapida e nao doeu nadinha depois vim para casa cm uma sensaçãoi muito ruim.
a melhor coisa e durmi primeiro pq nao da pra fazer nada e se os olhos estiverem fechados nao doi muito pq ao abrir e fechar os olhos incomoda bastante pq as palpebras ficam passando pelos pontos! comeceia tomar os remedios.

2° dia e muito ruim pq (pelos menos eu) precisei de ajudar para fazer muita coisa normal do dia a dia e aind tive que sair para amologar meu atestado e horrivel as pessoas ficam olhando estranhos.no final do dia tirei o tampao meu olho nao estava como pensei achei que ia estar beeeeem vermelho mas nao estava.comecei a passar os colirios.e durmi durmi durmi. ahh esqueci emu olho lacrimejava muitooo

3° dia comecei a assistrir televisao ja saia na rua sem ninguem(mas tudo cm oculo de sol) e fui na clinica para a medica ver como estva e ela falou que estava tudo normal e que era pra mim continuar passando os colirios.nesse dia fiquei em frente ao computador e assistir televisao sem o oculos e no 4° dia apos a cirurgia meu olho amanheceu meio dolorido e um pouco masi vermelho.

e isso ai agora estou no 4° dia mas ate agora nao achei quw a cirurgia ela esse bicho de sete cabeças que as pessoas falam pelo menoa comigo o laçe e durmi durmi durmi e usar o oculos de sol para nao irritar o olho operado por causa da cçaridade
.escrevi esse comentario de oculos de sol caso tenha algum errinho desconsiderar pq tem que rapido caso contrario comeca a doer.

ATT GLEIZI

120. Karoline - 28/10/2011

Fiz a crurgia ontem com o Dr. Francisco, que algumas pessoas indicaram aqui! Ele me passou muita segurança. E ele não faz raspagem, utuliza uma outra técnica que é o transplante de conjuntiva. Com essa ténica a chance de voltar é bem pequena se usar a pomada e os colírios receitados corretamente!!!
Pra quem se interessar o endereço da clínica é :
Rua Voluntários da Pátria, 445 – Botafogo – RJ
tel : (21) 2286-5955, (21) 2537-7788

121. Eulalia Alzira Julio Manhica - 31/10/2011

Eulalia-31/10/2010

Operei o olho no inicio do mes de Setembro mas os sinais e sintomas anteriores a cirurgia continuam e agora estou com medo porque li um artigo na internet que falava que era recidivante na juventude.

122. vera - 02/11/2011

Fiz a cirurgia de pterígio, não foi assim tão sofrido como meus colegas estão mencionando, porem o que está me preocupando é uma glândula que cresceu no lugar onde estava a pelinha. Tem 35 dias que eu fiz está cirurgia . alguém poderia me dizer se esta glândula vai sair pois tinha retorno com a minha médica e ela foi viajar. Estou um pouco assustada, isto é normal?

123. Aline - 08/11/2011

Oi pessoal . Também tenho esse ptérigio no olho começou do lado direito e agora esta passando para o esquerdo,alguém me diz o que devo fazer.
Obrigado

124. Welkson Renny de Medeiros - 21/11/2011

CALMA PESSOAL!!! =)

Fiz a cirurgia dia 03/11, fiquei 15 dias de repouso (Piterígio com transplante de conjuntiva).

Tirei os pontos na última sexta (dia 18). Comigo está tudo tranquilo…

A cirurgia não dói nada, só é incômoda (alguém mexendo no seu olho por 20 min não é nada agradável =)

O segredo está na recuperação, EVITE televisão, computador, esforço físico, etc… repouso absoluto! (pelo menos nos 5 primeiros dias).

O médico receitou 2 tipos de colírio (MaxTron e Trisorb), que devem ser aplicados a cada 3 HORAS (inclusive de madrugada).

Fiz a cirurgia no HOSPITAL DE OLHOS aqui em NATAL/RN (Dr. Sérgio):

http://www.hospitaldeolhosdorn.com.br/2011/problemas_oculares/pterigio.htm

Confesso que dias antes da cirurgia decidi procurar na internet informações sobre o procedimento, quando achei esse o post deste blog fiquei BASTANTE ASSUSTADO (quando vi um vídeo sobre a cirurgia no youtube entrei em pânico)… me senti na obrigação de voltar por aqui e deixar essa mensagem para os visitantes.

Não deixem de fazer a cirurgia! Eu trabalho o dia inteiro com computador (sou analista de sistemas), e o piterígio estava atrapalhando MUITO meu rendimento (olhos queimando o tempo todo, etc).

Qualquer outra dúvida, estou à disposição:
welkson@gmail.com
welkson@cruzeta.com.br

Forte abraço,

Welkson Renny
Natal/RN

125. valquiria 28/10/2011 - 25/11/2011

fiz a cirurgia mas infelizmente nao deu muito certo deu uma infecçao ou seja um granuloma agora estou morrendo de medo do meu olho nao voltar ao normal tem 30 dias que gostaria de saber se vai desaparecer ou nao?ando depremida por isso fico com medo do pterigio voltar e eu ter que fazer a cirurgia de novo

126. nelia mota da paixao - 26/11/2011

boa noite,sou nelia,tenho pterigio no olho esquerdo,estou pretendendo,fazer esta cirurgia,nao me encomoda pra eu encherga,mas as vezes fica vermelho,sai lagrimas,arde,cossa,e esta bastante lesionado,li estes comentarios,ate me animei pra faze-lo.meus olhos sao verdiados,tenho que cuidar,deles enquanto tem muitas pessoas colocando lentes verdes eu ja tenho o meu natural,so falta cuidar,vou enfrente,com fe em Deus ja deu tudo certo.

127. paula - 27/11/2011

O meu pterigio voltou a crescer e o meu olho está muito irritado.Na verdade o médico fez uma raspagem e pelo que constam as pesquisas ñ é aconselhavel.Mas,pergunto se esse método não é aconselhável porque alguns “profissionais”ainda insistem em utilizá-lo?
Sou de Valença Bahia e fiz a cirurgia com Dr.Nilson na Santa Casa de Misericórdia

128. Anderson - 28/11/2011

Passei por 3 oftalmos e depois de conversar com algumas pessoas que já fizeram a cirurgia, tomei coragem e marquei para dia 09/12/11, espero que seja tranquila pois meus olhos ficam muito vermelho o dia todo. Qualquer sugestão ou comentário passar no meu email. anderson532@bol.com.br.

Abrço.

129. Mick - 04/12/2011

Olá, moro em Florianópolis, tenho 33 anos, tenho pterígio no olho esquerdo e gostaria muito de fazer a cirurgia. Queria saber se alguém fez esta cirurgia e como foi? Qual médico que realizou sua cirurgia aqui em Florianópolis, que técnicas cirúrgicas utilizou e como foi a operação? Agradeço!

130. luis - 10/12/2011

ola, tive uma inflamação a uns 10 dias atrás ao consultar o medico fui informado que estou com pterigio, tenho 30 anos e nao sei se devo fazer a cirurgia…. meu olho nem esta tão vermelho mas fica lacrimejando direto, fiquei bastante abalado com isso. moro no parana e se alguem puder me add para trocar uma experiencia eu agradeço luiscesar_torres@hotmail.com

131. pedro - 14/12/2011

queria saber se alguem com menos de 20 anos fez? e se tem relatos sobre isso?
alguem qualificado por favor me tire essa duvida, tem problemas em fazer a cirgurgia com transplante? tenho 18 anos…
obrigado e boa sorte a todos que farão

132. Ana Paula - 22/12/2011

Tenho pterígio, e preciso fazer a cirurgia estou morrendo de medo!
Gostaria de saber uma clinica boa pra fazer a cirurgia!
É melhor fazer Raspagem ou com transplante de conjuntiva?
Alguem me ajuda pir favor!!!
Desde de já agradeço!

133. esmeralda pinto - 06/01/2012

oi pessoal tb tenho pterigio e tenho mesmo q operar pois xta mto crescido,tenho muito medo pois ja tivera feito uma q nao foi nada boa,por favor rezem por mim morro de medo pois xtou em angola onde tudo é complicado…bjs para todos q padecem deste mal.

134. nivaldo jesus - 07/01/2012

gente, eu ja nao sei mais o q fazer, moro nos estados unidos a seis anos, tenho uma duvida ,pois ja estive no medico, aindo no brasil, a 15 anos atras, e ele me informou que eu, era muito novo pra fazer essa cirurgia. mas agora ja tenho 38, e acabei de realizar minha ultima consulta, um tipo de teste q fazemos aqui para pegar meu dot card. ja q trabalho com caminhao e tive muita sorte porq a medica q me examinou. me deu uma chance, pois ja nao enxergo nada, com meu olho esquerdo. entao ok meu problema e q qdo estive no medico aqui a tres anos atras disse q eu tenho catarata no olho mas tenho duvida pois tenho um tipo de nervo q esta cobrindo minha menina do olho e meu olho esquerdo fica com visao fosca entao creio q isto seja piterigio nao e verdade? e acho melhor fazer essa cirurgia no brasil pois aqui me sai muito mais caro e a medicina aqui tem muito medo de processo entao fico sismado de nao ficar legal .alguem pode me dar uma ideia please.

135. keila cardoso - 12/01/2012

Gostaria de saber quando custa em média a operação pra retirada do pterígio em são paulo e baixada santista. Minha mãe vai operar e como n temos planos de saúde será tudo particular.
Obrigada.

136. Imna - 13/01/2012

Fiz a cirurgia ontem e hj irei tirar os pontos!! nao deveria estar no computador….rsrsr mas fiquei curiosa em saber mais sobre a cirurgia!! comigo esta tudo bem!! graça a Deus!

137. Djanane Gassen - 23/01/2012

Ola!
Tenho pterigio e gostaria de saber o preço da cirurgia .

138. Sócrates Siegmundo - 24/01/2012

Parabéns pela postagem, eu fui cirurgiado em 2001, procedimento de raspagem e voltou copm seis meses tinha 21 anos na epoca. Agora fui cirurgiado do mesmo olho direito com procedimento de transpante da cojuntiva e estou com 6 dias de operado. Acreditando que tudo possa sair melhor estou com quatro pontos no olho que encomoda muito mais em relação a aparencia (resultado estetico), estou bem feliz pois a raspagem anterior primeira cirurgia fui coisa de açougue entende. Um forte abraço.

139. Josival - 26/01/2012

Estou na zona leste de São Paulo, alguém recomenda o hospital CEMA, que é especializado em otrrinolaringologia e oftamologia? ou lá tem muitos estagiários?

140. Milka - 30/01/2012

Fis esta cirurgia no inicio de agosto/2011, tive uma recuperação rápida, 15 dias depois não sentia nenhuma dor e meu olho estava limpo, mas era bom demais pra ser verdade… 1 mês após a cirurgia, voltou tudoooo, Estou decepcionada e como eu fiz a cirurgia numa cidade bem distante de onde eu moro, ainda não voltei ao cirurgião. Não sei se tenho coragem de fazer outra.

141. Milka - 30/01/2012

Fiz esta cirurgia no inicio de agosto/2011, tive uma recuperação rápida, 15 dias depois não sentia nenhuma dor e meu olho estava limpo, mas era bom demais pra ser verdade… 1 mês após a cirurgia, voltou tudoooo, Estou decepcionada e como eu fiz a cirurgia numa cidade bem distante de onde eu moro, ainda não voltei ao cirurgião. Não sei se tenho coragem de fazer outra.

fernando luiz - 15/02/2012

vcs são de sorte por q eu fiz não demorou muito e voltou tudo e bem mais forte e já está quaze tampando à menina dos meus olhos o esquerdo gostaria de saber de vc qual foi os sintomas de levou vc a fazer à sirurgia?
me diga

Karoline - 19/03/2012

Qual foi o procedimento utilizado?? Se for raspagem volta mesmo. Tem que fazer um transplante de conjuntiva. Depois de tirar o pterigio eles pegam um pedacinho da sua propria conjuntiva e bota em cima do local onde ele ficava, assim nao tem como ele se regenerar. Fiz ano passado, em outubro, e nao voltou!

fernando luiz - 15/02/2012

à e tem um problema eu moro na rosça volta redonda

142. Luã - 13/02/2012

Dia 10 de fevereiro,fiz minha 1 cirurgia no olho esquerdo,já estava com um grau de 16,meu caso era bem grave detalhe tenho apenas 18 anos o pós operatario ta sendo normal,estou esperando fazer uma semana para poder operar o lado direito,o pior era no olho esquerdo tinha 4cm de pterígio,um conselho que eu dou faça logo a cirurgia pois não tem nada pior do que um olho vermelho todo tempo,nada agradavel, não tem colirio que de geito e ainda prejudica a visão.

143. BARBARA GOMES - 05/03/2012

Bom Dia, passei pelo Procedimento no dia 23/02/2012 a que fiz foi de raspagem com remoção de todo pterígio e injerto com parte superior da vista, levando em torno de 8 pontos, que foram removidos após 7 dias, o incomodo foi bem grande, ainda não estou 100%, utilizando 2 tipos de colírios anti-flamatórios, uma pomada e outro colírio lubrificante, sinto muito sensibilidade com a claridade tanto do sol como de luzes, sempre que posso utilizo óculos escuros, enquanto estava em casa afastamento de 10 dias, sempre fazia compressas com Soro Gelado, agora voltei a trabalhar o soro não tem como. Terei retorno daqui 15 dias no Oftalmo, pra ele diagnosticar e espero obter Resultados Positivos.
Tenho 36a, diversos oftalmos se recusaram a operar, por motivos de idade precoce segundo eles, e do problema voltar muitas vezes.
Fui informada disto, mais desta vez fui bem atendida, to consciente de todas as possibilidades e operada.

144. valtencil - 19/03/2012

Voces nao tem a noção de como é incomodo a sensação depois da operação, olho fica inchado por um bom tempo e lacrimejando o tempo todo. Essa é minha 1º cirurgia ainda é cedo pra falar dos resultados porque ainda nem tirei os pontos mais espero que não volte nunca mais

145. Denis Curitiba - 05/04/2012

Ola galera

Tenho 26 anos e fazem 7 meses q eu fiz a cirurgia de Pterígio no olho direito, graças a deus nao voltou, nao sinto dores e nem lacrimeja. A visão ta tudo normal. O único problema é que ta um pouco vermelho onde foi tirado o pterígio e onde foi tirado a conjuntiva, resumindo os dois cantos do olho. Alguém aí que fez a cirurgia se encontra na mesma situação que a minha, ou o olho de vocês ta normal branquinho?

Valew abraços…

Amaral - 07/08/2012

Olá!
Poderia mandar as fotos dos seus olhos?

146. Ana Lucia Ferreira - 22/04/2012

eu ja fiz a cirugia mais voltou e eu to sofrendo muito e com medo de estar com cancer.

147. marcos - 02/05/2012

fiz a cirurgia de dia 26/04, hoje tenho retorno com o medico que me operou.
obs. meu olho continua fechado, pois fica lacrimejando o tempo todo e os pontos incomodom bastante no 1 dia nem consegui dormir de dor dos pontos, mas ja no terceiro dia melhora um pouco. meu olho continua muito vermelho e inchado e espero apos tirar os pontos melhorar pois esta recuperação esta sendo horrivel.

148. helio - 03/05/2012

Olá, como todos eu tinha muito receio de fazer a cirurgia de exerese de pterigio, a exatos 3 dias a fiz no olho esquerdo, bom vou descrever o que estou passando:
Primeiro, a cirurgia não demorou mais de 20 min e fiquei aproximadamente mais 30 min. em observação antes de ser liberado. Durante o procedimento não senti dor nenhuma, no entanto as 3 primeiras horas pós operatório foram sofridas (mesmo tomado medicamento receitado e pingando os colírios), meu olho inchou pouco, no entanto não coseguia abrir nenhum dos olhos no primeiro dia uma sensação nada agradável. Na manhã do segundo dia conseguia abrir o olho direito normalmente, o esquerdo continuou com o curativo e arranhando muito.
No terceiro dia estava bem melhor, retornei ao médico que retirou o curativo.
Bom hoje, quarto dia, vejo tv e uso o pc normalmente, o olho está menos sensível a luz, no entanto sair de casa apenas com óculos escuros e dependendo da luminosidade por poucos minutos, olho arranhando bem menos, ainda está extremamente vermelho ( o que deve durar pelo menos mais uns 30 ou 40 dias).
Bom daqui a 8 dias retornarei ao médico para retirar os pontos, e espero que a recuperação continue em progresso da forma q se deu até agora.
Abraço e boa sorte para todos

ah eu tinha dúvidas quanto ao valor q gastaria e acho que vcs estão curisos tb ,bom, eu fiz o procedimento em clínica particular, pois não tenho plano, os gastos com consultas, exames, medicamentos e cirurgia, estão até agora em aproximadamente 2400 reais.

149. Katia - 25/05/2012

Fiz a cirurgia há 2 dias. Não senti dor alguma durante nem após procedimento. Sinto apenas um tipo de cisco (devido aos pontos). Ontem fui ao consultorio para tirar o tampão e estou muito frustrada porque parece que foi retirada apenas a “pele” que estava sobre a íris. O olho está muito vermelho (que considero normal), mas parece que a “pele” mais grossa e feia que começa no canto esquerdo do olho continua… Será que vai continuar assim?

150. Vanessa - 30/05/2012

Fiz cirurgia de pterigeo ha 8 dias e sinto um incomodo no olho operado,nao sei se esta inflamado,por isso que entrei nesse site,pra saber quais sao oa sintomas de inflamaçao..

151. Daniela Marques - 25/06/2012

Oi gente conheci esse blog no dia 19 de junho de 2012, 2 dias antes da minha cirurgia de pterígio, confesso que fiquei com medo. Realizei a cirurgia no dia 21 no Hospital de olhos Sadalla Amin em Joinville com o Dr Angelino, durante a cirurgia senti um incômodo grande pois não conseguia ficar com o olho parado numa mesma posição por muito tempo (lei-se alguns segundos), hehe…mas deu tudo certo, a cirurgia é feita com auto-transplante de conjuntiva e não é dado pontos, eles utilizam uma cola de fibrina (e confesso que achei ótimo), logo após a cirurgia quando a anestesia foi passando senti uma dor bastante incomoda, mas tomei analgésico e consegui dormir, no outro dia a mesma coisa. E a retirada do curativo nossa….o medo de olhar no espelho e ver como ficou….mas ficou tão bonitinho, claro que um pouco vermelho e inchado, mas perfeito. Depois de 24 hrs da cirurgia não senti mais nenhuma dor, pingo um colírio de 4 em 4 hrs indicado pelo médico, hj estou no quarto dia (segunda feira) e sexta tenho retorno pra ver como ficou!

Bom gente essa foi a minha experiência, espero que tenha ajudado e principalmente dado uma forcinha a mais pra quem ainda tem medo ou dúvidas em fazer!!!
Depois do retorno volto para contar as novidades.

Bjs Dani.

152. maria eliene dos santos - 04/07/2012

dia 09/07/12,vou fazer minha primeira cirurgia de pterigio,estor um pouco aciosa,pois tenho pressao alta e sou diabetica,sera que ter alqum problema sober isso.

rogério aparecido alves - 17/11/2012

sou rogério de itapeva -sp ,tinha medo de fazer a cirurgia,mais como foi aumentando o petérigio não pensei 2 vezes para fazer. hoje faz 2 dias que eu fiz estou ansioso pelo resultado…

marcelo - 05/05/2013

ja fis essa cirurgia e foi tão rapido e nem doeu -quando vi ja estava pronta-fiquei bom -mas voltou um ano e meio depois -hoje é 05/05/2013 estou aguardando nova cirurgia no mes que vem-estou com medo a medica falou que quando volta pode ser ruim,tomara que não-fique tranquila eu também sou diabético e as vezes sobe e desce a pressão -nada atrapalha este simples procedimento

153. Felipe - 09/07/2012

Olá! Alguém poderia me dizer o tempo exato de recuperação? Desde a cirurgia até a completa cicatrização do olho (sem nenhuma vermelhidão).

154. Sebastião - 31/07/2012

Olá pessoal, eu fiz esta cirurgia por 2 vezes e não funcionou, ficou cada vez pior, tenho 28 anos, a 1º fiz com 26… Não recomendo fazer tão jovem.

155. te - 01/08/2012

tenho 33 anos posso fazer uma cirurgia de pterigio.

156. Renan - 01/09/2012

oi galera sou de Natal, mas tou morando em Belém-PA, tenho pterigio ha algum tempo jah não suporto mais o incomodo nos olhos… gostaria de saber quanto custa a cirurgia??

157. Michell - 03/09/2012

Tenho uma pequena carnizinha no canto do olho direito e isso me da um descoforto orivel, pois uso lentes de contato por isso quando a lente topa na carnezinha que existe em meu olho e quero fazer a cirugia mas so que medicos de vista me emdico pra não fazer no momento.
quanto custo a cirugia de vcs?

158. alcineia - 21/09/2012

meu filho de 4 anos tem pode operar agora/

159. Cledson - 05/10/2012

To com muito medo, tenho só 19 anos e já tenho Piterigio no olho direito, isso ta me deixando com depressão, tenho vergonha de sair e olha pras pessoas, sempre quando converso com alguém as pessoas ficam olhando pra esse olho, tenho medo de fazer a cirurgia..

160. drica - 10/10/2012

ooi, tenho 19 anos, e tenho pterigio no olho esquerdo é pouco mais me incomoda muuito e por estética queria fazer a cirurgia mais m eu médico não me aconselha o que faço ? me incomodo muito com a presença dele achu muito feio, enfim sou muito nova ? tem problema isso será ?

161. Everaldo S Souza - 16/10/2012

fiz a cirugia dia 10 no olho esquerdo mas tenho esse problema nos dois olhos a recuperação é lenta mas os dois primeiros dias são os piores devido as dores e ao escesso de lacrimação e hipersensibilidade à claridade hoje ja estou melhor mas visualmente apareceu uma vermelhidão no local do transplante de conjuntiva tecnica usada pelo medico com uso de cola especial que custou 530,00 e o convenio não paga amanha retorno para retirar a lente que foi colocada como proteção e verificar se esta tudo bem no domingo fui no hospital devido a preocupação da verlhidão o medico de plantão examinou e disse que estava tudo bem e que retorna se na quarta.

162. Lucinalva Maria. VITÓRIA PE. - 31/10/2012

Oi gente, fiz a minha cirurgia dia 23\10\12.Estou com 9 dias hoje, Vou tirar os pontos a manhã. Estou com medo, a uma fissura do lado do olho, acho que é o tecido trasplantado que o ponto soltou, arde e incomoda muito. Fiz esta cirurgia porque, o medico falou que eu poderia cegar se a carnosidade aumentasse. Mas é a pior que já fiz. Eu sou muito alérgica e não posso tomar analgésico quer terror.

163. Janaina - 07/12/2012

Bom fiz a cirurgia a tres dias e estou sofrendo muito,so consegui abrir o olho no segundo dia.Nao vou fazer no outro olho,e muito dolorido.Antes da cirurgia usava um colirio que deixa o olho clarinho.

164. Daniele Coutto Motta - 02/03/2013

Fiz a cirugia de pterigio ha 20 dias, não senti nenhuma dor durante a cirugia, so pra tirar os pontos que é um pouquinho chato, mais o oftalmo pinga colirio anestesico, entao nao senti nenhuma dor, so um incomodo, meu olho so esta um pouquinho vermelho, mais nao sinto nem dor nem incomodo nenhum, minha cirurgia foi com transplante de conjuntiva e levei apenas 3 pontos, meu pterigio era enorme e sentia dores horriveis, com apenas 20 dias estou super feliz e recomendo para todos..Fiz a cirurgia com o drº Roberto Kenji em São José dos Campos, fiz a cirurgia no PA da Unimed o convenio cobre totalmente a cirugia….Bjs Dani

165. GILMAR SIQUEIRA - 25/04/2013

GILMAR SIQUEIRA

NO DIA 26/11/2012, EU FIZ A CIRURGIA NO OLHO DIREITO, COM 15 DIAS ESTAVA PERFEITO A RECUPERAÇAO.
DEPOIS DE 60DIAS COMESOU A ARDER O OLHO OPERADO, FOUI AO MEDICO, AI ELE FALOU QUE O PTERIGIO ESTAVA VOLTANDO, É BRINCADEIRA, FALO PRA VOCÊS A CIRURGIA É ORRIVEL SE EU SOUBESSE DESSE RISCO JAMAIS FARIA. PENSE BEM ANTES DE FAZER ESSA CIRURGIA.

166. Luh - 14/08/2013

Vou encarar essa cirurgia hoje e estou um pouco apreensiva. O que surpreendeu foi o tempo de recuperação, pensei que fosse coisa de pouco tempo, uma semana no máximo. Agradeço a informação, vc respondeu algumas de minhas dúvidas.

167. josina rodrigues - 28/09/2013

oi pessoal sou de cabo verde so queria saber quanto custa uma cirurgia eu tb tenho esse problema

Goettenauer - 02/11/2013

Josina,

Aqui no Brasil tem uma variação grande, dependendo do procedimento.

Abraço

168. patty - 05/10/2013

gostei muito de sua narração.pena que vi após minha cirurgia..Foi muito parecido com o que passei..porém quase morri ,Meu jejum foi de dez horas, já tava roxa de fome.na sala cirúrgica já via tudo rodando…deitei na maca e não foi a laser..durou vinte minutos.Eu estou no segundo dia..e estou com curativo no olho..Vou usar colírio e pomada por um mês..

169. Adriana Monteiro - 21/10/2013

Olá gente, gostaria muito que alguém me informasse o valor dessa cirurgia, e se no PA tem clínicas que fazem. Desde já agradeço.
Quem puder me Ajudar meu e-mail : adrianamonteiro_2014@hotmail.com

170. Gustavo Martinez - 02/11/2013

Olá,

Fiz a cirurgia ontem, dia 1/11/2013… sem dor nenhuma durante o processo cirúrgico.

Após isso, coloca—se um curativo no olho e segundo as enfermeiras devo retirar após 24h, ou seja, daqui a pouco.

Dor mesmo não tem, mas há um grande encomodo por causa dos pontos… não quero nem tirar o tampão pra n ver. Kkkk

Depois posto aqui os novos dias

Gustavo Martinez - 03/11/2013

Pessoal hoje eh o terceiro dia, lacrimejando muito, sensibilidade a muito tempo na luz e algum dor no olho.

Mas vamos levando… a melhor coisa eh dormir, passa mais rápido e descansa o olho.

Breve mais notícias!

Diego - 23/05/2014

Boa noite me senti na obrigação de postar depois de tantas De com medo ou as que n teve o resultado esperado eu aconselho a fazer ou re fazer.
Eu fiz a cirurgia dia 06-05-14 so incomodo no primeiro dia pelos pontos ficarem arranhando e o olho bem vermelho hoje dia 26-05-14 ja tirei os pontos e ja quase não tem vermelhidão so na parte do transplante q esta um pouco vermelho mais estou continuando com os colírios e se Deus quiser vou melhorar uma dica quem tem pterigio é bom usar colírios lubrificantes eles melhorar bastante os sintomas e q ja se operou a mais de 30 dias e n esta usando mais nenhum colírio ou remédio prescrito pelo medico é bom usar um lubrificante como o lacriFilm que é bom e aqui em Recife so custa uns 17 ou 20 reais o de 15 ml o de 10 ml custa muito menos boa sorte para todos q vão fazer ou re fazer que Deus esteja com agente sempre.

171. Thais - 22/11/2013

Olá Gustavo.

Estou com muito medo de fazer a cirurgia do Pterígio.

Durante o procedimento os olhos ficam mechendo toda hora, como é?

Abraços.

172. Dantas - 14/12/2013

Fiz a cirurgia de pterígio com transplante de conjuntiva dia 11 de dezembro. Foi super tranquila,mas acrescento que por conta própria tomei um comprimido para dor antes da cirurgia. O que incomodou mais foi aquele aparelho que coloca para o olho permanecer aberto. No pós só senti um leve incômodo por causa dos pontos.Retirei o tampão no dia seguinte e o olho até agora só permanece um pouco vermelho. Só estou usando dois tipos de colírio. Acredito que a escolha do cirurgião seja importantíssima, pois meu marido e minha enteada sentiram muita dor na mesma cirurgia realizada com outros oftalmos..

173. araujo - 05/01/2014

fiz a cirurgia tem 1 ano e meio fui em outro medica ele disse que minha cornia ficou inrregular sera que tem como conserta?

174. Márcio Souza - 09/02/2014

Estou com 10 dias de cirurgia e hoje presenciei tipo uma fenda convexa próximo a conjuntiva e gostaria de saber se isso é comum pois estou preocupado. Aguardo por gentileza uma resposta. Desde já agradeço!!!!

175. Gislaine - 21/03/2014

Olá
Por favor como esta seu olho agora?
Vale a pena fazer a cirurgia ?
Não vi a data do seu post mais gostaria muito que resp. Estou muito apreensiva e “vou fazer” na próxima quarta-feira.

Obrigada!

176. Renata - 28/06/2014

Oi pessoal tentei fazer a cirurgia, ate fui pro centro cirurgico fui anestesiada porem nao consegui dar prosseguimento pois meu olho estava muito inflamado. Quando a medica pedia par eu virar o olho ardia muito, mesmo eu estando anestesiada, foi um sofrimento, sai do centro sem a cirurgia e muito nervosa, remarquei p semana q vem mas sera com sedativo, to com muito medo.

177. Andréia Rodrigues - 01/07/2014

achei seu blog muito interessante…fui diagnosticada com Pterigio nos dois olhos..e estou bem preocupada com a cirurgia e o tempo de recuperação….

178. Raimundo nonato b.magalhaes - 10/07/2014

fiz o procedimento hoje 10/07/2014. as 09:00 da manhan e estou me sentindo bem adeus a carne crescida que tanto me encomodou por miitos anos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: