jump to navigation

Jornais do Amazonas (twitter ou blog) 14/09/2009

Posted by Goettenauer in Cotidiano, Cultura, Diversos.
Tags: , ,
trackback

caros leitores,

Faz algum tempo, venho refletindo sobre o a real função do micro-blog e blogs. Possuo os dois, uso como ferramenta o revolucionário Twitter e o confiável WordPress.

Minha reflexão ganhou um ponto de vista comparativo quando fiquei sabendo dos números de venda de um Jornal chamado DEZ Minutos que completa 1 ano de existência, dia 15. Em um ano, tornou-se o 17° jornal mais vendido no Brasil e o 11° nas capitais brasileiras e possui apenas 12 páginas em formato tabloide. Em Manaus acredito que o 2º jornal mais vendido é o Diário do Amazonas, este consolidado e no mercado há 24 anos, com um conteúdo bem elaborado e com uma posição independente. Sendo que sua venda atual é 3X menor que o DEZ.

15_09_2008 1a 10minutosManausJá_001.PS

Jornal Dez Minutos

Claro que devemos levar em consideração que o Dez Minutos custa 0,25 e o Diário do Amazonas 0,50 cents.

O ponto que quero chegar é que como é fácil andar pelas ruas de Manaus e ver pessoas lendo o DEZ, os ônibus são o local preferido para tal leitura, material resumido com muitas fotos e de fácil manuseio, vantagens de seu número limitado de folhas e tamanho. Assim os leitores conseguem uma visão geral do mundo e de quebra acompanham programação cultural e outras informações antes distantes pelo abismo que existia ao acesso a informação.

Assim como é fácil ver na WWW campanhas nascidas no Twitter ganharem destaques como o #ForaSarney, que ganhou projeção nacional e seus atos foram todos coordenados por usuários(twitteiros) do Twitter o que provocou manisfestações em várias cidades brasileiras  contra o presidente do senado José Sarney.

Diário do Amazonas

Diário do Amazonas

Conclusão: Dez Minutos é o Twitter e o Diário do Amazonas é um Blog. A informação é benefica sempre, independente de sua fonte e aprofundamento.

Sendo assim: Continuo lendo o Diário, passando a vista no DEZMinutos, buscando novos leitores para os meus blogs, retribuindo com leituras de blogs bons e sigo pessoas no Twitter que possam me passar alguma informação.

Definições:

Micro-blogging é uma forma de publicação de blog que permite aos usuários que façam atualizações breves de texto (geralmente com menos de 200 caracteres) e publicá-las para que sejam vistas publicamente ou apenas por um grupo restrito escolhido pelo usuário. O serviço de micro-blogging mais popular chama-se Twitter lançado em 2006.

Um blog (contração do termo “Web log”), é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou “posts”. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo com a política do blog.

Atalho:
http://twitter.com/DEZMinutos
http://www.diariodoamazonas.com.br

Post  Relacionado:
http://desvairadabaricea.wordpress.com/2008/11/18/o-boom-dos-tabloides/

Anúncios

Comentários»

1. cflrodrigues - 14/09/2009

Daniel, Não conheço o Dez Minutos. Não sei se o conteúdo é bom ou não, mas o nome dele já diz tudo. Hoje em dia, quem tem mais do que isso pra ler um jornal? rs. A WEB acabou se tornando a maior fonte de informação que temos. Mas vale a comparação. Um jornal que em pouco tempo cresceu tanto e tem um tamanho reduzido, é com certeza o twitter dos jornais. Boa Sacada.

P.S.: Aqui em santos temos o diário do litoral, tbm barato e pequeno, mas o conteúdo…

http://gpnapratica.wordpress.com
http://www.twitter.com/pmpratice

2. Fabíola Abess - 23/09/2009

Valeu pelo link, vou te linkar tb.

3. Rosiane de souza reis - 01/03/2010

gostaria de vender minha casa como posso anunciar no jornal

4. clodoaldoreis - 09/04/2010

Oi Rosiane, você pode ligar no (92) 3643.5000 para vender sua casa, diga que deseja anunciar no Dez Minutos, garanto que não vai faltar ligações! Boa sorte!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: